Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Em 179 dias a sonda New Horizons, da Nasa, terá a sua maior aproximação de Plutão. No entanto, hoje a história já começa a ser escrita: sua aparelhagem já está analisando dados sobre o misterioso planeta-anão e seus arredores. A Nasa ainda não divulgou fotos, mas já começou a analisar a poeira e o plasma nas proximidades de Plutão. As primeiras imagens, segundo a agência, devem ser divulgadas no início de fevereiro - e foram prometidas imagens incríveis (melhores do que as do Hubble) em maio! Vale a pena lembrar que a New Horizons tirou um retrato de Plutão quando estava próxima a Netuno, em agosto de 2014 - e essa foto ilustra o início da nota.



Em 179 dias a sonda New Horizons, da Nasa, terá a sua maior aproximação de Plutão. No entanto, hoje a história já começa a ser escrita: sua aparelhagem já está analisando dados sobre o misterioso planeta-anão e seus arredores.
A Nasa ainda não divulgou fotos, mas já começou a analisar a poeira e o plasma nas proximidades de Plutão. As primeiras imagens, segundo a agência, devem ser divulgadas no início de fevereiro - e foram prometidas imagens incríveis (melhores do que as do Hubble) em maio!
Vale a pena lembrar que a New Horizons tirou um retrato de Plutão quando estava próxima a Netuno, em agosto de 2014 - e essa foto ilustra o início da nota.


O histórico encontro de uma espaçonave com Plutão começou nesta quinta-feira (15).
A sonda New Horizons começou sua aproximação ao planeta anão, que irá culminar com um "rasante" pela superfície de Plutão em 14 de julho.
"Estamos às portas de Plutão", afirmou Alan Stern, engenheiro da Nasa e chefe da equipe que monitora as operações da New Horizons.
A missão de 700 milhões de dólares começou em janeiro de 2006. Desde então, a sonda percorreu 4,8 bilhões de quilômetros durante a jornada de nove anos pelo Sistema Solar.
"Este é o Everest da exploração planetária. A missão representa o final da primeira era do reconhecimento planetário", disse Stern.
A New Horizons irá usar sete instrumentos diferentes para estudar Plutão e suas cinco luas conhecidas.
Entre os principais objetivos da missão, está mapear a composição da superfície e temperatura de Plutão e sua maior lua, Charon, além de procurar novos anéis e satélites no sistema do planeta anão.
Apesar da sonda New Horizons ainda estar 216 milhões de quilômetros distante de Plutão, a primeira fase da aproximação começou nesta quinta-feira.
As melhores imagens do planeta serão registradas a partir de 14 de julho, quando a sonda estiver a apenas 9 656 quilômetros da superfície do planeta anão.
Após o "rasante", a New Horizons irá continuar a explorar o Cinturão de Kuiper, região do Sistema Solar onde Plutão está localizada.
A Nasa identificou dois planetas anões na região e ambos poderão ser registrados pela sonda, em uma viagem que deve terminar em 2019.




Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes


                                                     Sergio Torres

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO 
Aulas pelo Skype:

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres