É uma infecção respiratória altamente contagiosa, causada pelo vírus Influenza, que a cada ano afeta milhões de pessoas no mundo. Seus sintomas clássicos são febre, tosse seca, dores de cabeça e musculares, fadiga e irritação ou inflamação da garganta. Existem três tipos de vírus Influenza – A, B e C.
Os vírus do tipo A infectam tanto humanos quanto animais e são responsáveis pelas grandes epidemias (doença que surge rapidamente num lugar e atinge número expressivo de pessoas) e pandemias (epidemia amplamente difundida). É do tipo A o vírus causador da pandemia de gripe suína, que se alastrou pelo mundo em 2009 e teve seu fim declarado oficialmente pela OMS em agosto de 2010.O vírus do tipo B é um pouco mais suave e o do tipo C não oferece risco sério à saúde humana.
O mecanismo de contágio é o contato com o vírus por meio de gotículas de saliva ou de secreção nasal (veja o infográfico nesta página). Quando uma pessoa gripada tosse, espirra ou simplesmente fala, ela lança no ambiente grande quantidade do vírus, que flutuam até ser inalados por outras pessoas. O gripado também contamina as próprias mãos e transmite o vírus pelos objetos que toca. A doença se espalha mais durante o inverno, quando as pessoas tendem a se reunir em lugares fechados, principalmente nos países de frio intenso.
Nos intervalos entre uma epidemia e outra, o vírus Influenza sofre mutações que o tornam irreconhecível mesmo para organismos que já haviam sido contaminados por ele. Isso limita a eficácia das vacinas, produzidas sempre a partir de uma cepa (raça) de vírus que tenha se alastrado no ano anterior. As vacinas apresentam eficácia entre 70% e 90% em jovens adultos e, em pessoas idosas, no máximo de 40%.
Entre as complicações da doença estão a pneumonia e o agravamento de disfunções cardíacas, renais ou pulmonares. De forma geral, o tratamento é feito com antivirais, analgésicos e antitérmicos. A OMS estima que, todos os anos, 15% da população mundial contraia gripe, com 500 mil mortes por complicações respiratórias e cardíacas.
Greetings,
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes
Sergio Torres
link Physics group
link Dicas de Física e Super Interessantes
link You Tube
link APOSTILAS
link FIQUE POR DENTRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres