Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

DIA 13 DE JANEIRO - EVENTOS MUNDIAIS


Na noite do dia 13 de janeiro de 2012, acontecia o naufrágio do transatlântico Costa Concordia, que afundou após bater em uma rocha na ilha italiana de Giglio. O acidente abriu um buraco no casco e inundou o navio, que virou. Ao todo, 32 pessoas morreram. O Costa Concordia viajava com mais de 4.200 pessoas a bordo no momento do impacto. O comandante Francesco Schettino, apontado como o responsável pelo acidente, foi um dos primeiros a abandonar o navio, deixando passageiros e tripulação para trás. O capitão ficou em prisão domiciliar até julho de 2012. No dia 17 de setembro, o navio foi reerguido do mar, na operação de resgate de corpos, pertences e também remoção da embarcação. Quando o navio se endireitou, foi possível ver o seu flanco oxidado após 20 meses submergido.
================================================================
Galileu Galilei descobre satélite Calisto (HÁ 405 ANOS)
13-01-1610


Calisto é um satélite do planeta Júpiter, descoberto em 13 de janeiro de 1610 por Galileu Galilei. Seu diâmetro era de aproximadamente 4.900 km, transformando-o na terceira maior lua do Sistema Solar, com o mesmo tamanho do planeta Mercúrio. Seu nome procede de um dos muitos amores de Zeus, rei dos deuses olímpicos. Orbita em torno de Júpiter a uma distância média de 1.800.000 km, com um período de 16,6 dias. Ainda que o nome "Calisto" tenha sido sugerido por Simão Marius, pouco depois de seu descobrimento, esse nome e os nomes dos outros satélites galileanos não foram usados até meados do século XX. Usava-se a forma numeral romana e se denominava "Júpiter IV" ou "quarto satélite de Júpiter".

================================================================


Enxadrista brasileiro Mequinho torna-se o mais jovem grande mestre internacional (HÁ 43 ANOS)

13-01-1972

No dia 13 de janeiro de 1972 o enxadrista brasileiro Henrique da Costa Mecking, o Mequinho, entrou para a história como o mais jovem grande mestre internacional de xadrez, aos 19 anos, ao empatar com o romemo Victor Cocaltea no torneio de Hastings, na Inglaterra. De volta ao Brasil, Mequinho foi recebido no aeroporto pela bateria da Mangueira. Nascido na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), no dia 23 de janeiro de 1952, ele aprendeu a movimentar as peças aos cinco anos. Com 15 anos, conquistou o título Sul-Americano, tornando-se o mais jovem campeão continental. Em 1978, ele era o terceiro melhor jogador de xadrez do mundo, atrás de Viktor Korchnoi, vice-campeão mundial, e de Anatoly Karpov, campeão mundial. Contudo, quando sua carreira estava no auge, ele teve que interrompê-la bruscamente por conta de uma doença. Mequinho foi vítima de miastenia, doença que debilita o sistema nervoso e os músculos. Os médicos informaram que ele poderia morrer a qualquer momento e, por isso, o enxadrista ingressou na Renovação Carismática Católica, onde disse que encontrou a cura. Dedicado à religião, ele se afastou das disputas por longo tempo, retornando apenas em 2000. Atualmente, participa de campeonatos no Brasil e competições online. Um curiosidade é que o enxadrista é mencionado na música “Super-heróis”, de Raul Seixas, no trecho “Quem que no Brasil não reconhece o grande trunfo do xadrez/Saí pela tangente disfarçando uma possível estupidez/Corri para um cantinho pra dali sacar o lance de mansinho (adivinha quem era? Mequinho!)”

=================================================================

Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes


                                                     Sergio Torres

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO 
Aulas pelo Skype:

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres