Na Idade da Pedra Polida, diferentes grupos humanos deixam de ser caçadores e coletores para cultivar alimentos – em geral, cereais – e domesticar animais. É a Revolução Neolítica.
O homem constrói uma sociedade com base na cooperação – a terra, os rebanhos e os instrumentos são de todos, e o indivíduo só pode considerar-se dono se pertencer à comunidade. Isso faz com que surja a necessidade de defender territórios, o que leva à formação de tribos, com seus líderes.
Surgem também os primeiros núcleos urbanos, com construções de pedra ou madeira. Os excedentes de produção são trocados com outras comunidades.
O homem inventa a roda, confecciona tecidos e desenvolve carros puxados por animais e barcas. A arte torna-se mais complexa, com pinturas figurativas e geométricas em cerâmica e esculturas de baixo-relevo.
Começa o culto à natureza, aos antepassados e à deusa da fecundidade, relacionada à colheita. No fim do Neolítico, entre 5000 a.C. e 4000 a.C., o homem aprende a usar o cobre, marcando o início da Idade dos Metais.
Próximo a esse período é introduzida a escravidão, que divide a sociedade em classes. Mais tarde, produz-se o bronze, liga formada por cobre e estanho.
Já na Antiguidade, por volta de 1200 a.C., as civilizações do Oriente Médio e do sudeste da Europa passam por nova revolução tecnológica quando começam a utilizar o ferro.
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes
Sergio Torres
link para Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para APOSTILAS
link para FIQUE POR DENTRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres