(Reuters) - Para saber o segredo por trás envelhecimento gracioso, você pode querer verificar a baleia bowhead, a majestosa habitante das águas do Árctico, que possui uma vida útil superando 200 anos.
Os cientistas, nesta segunda-feira, apresentaram o mapa genético para a baleia bowhead, um genoma completo de pistas para trás longevidade excepcional desta criatura e notável resistência a doenças.
Comparando seu genoma ao de outros mamíferos, os cientistas descobriram diferenças em genes da baleia relacionados ao reparo de DNA, do ciclo celular, câncer e do processo de envelhecimento que podem ajudar a explicar sua longevidade e vitalidade.
"Este é o maior animal cujo genoma foi sequenciado, até agora, e a primeira grande baleia a ser sequenciada", disse o geneticista João Pedro de Magalhães da University of Liverpool, que liderou o estudo publicado na revista Cell científicos.
"Ao identificar os mecanismos de manutenção e reparação novos, esperamos aprender qual é o segredo para viver mais tempo, ter uma vida saudável e poder ser capaz aplicar esse conhecimento para melhorar a saúde humana e preservar a vida humana", acrescentou Magalhães.
Baleias da Groenlândia, que vivem mais tempo do que qualquer outro mamífero, estão entre as maiores criaturas da Terra. Eles chegam a até 60 pés (18 metros) e são as baleias mais pesadas seguidas pela baleia azul. Eles são em sua maioria negras, na parte da frente de seu arrebitado inferior branco da mandíbula. Baleias da Groenlândia são filtradores que comem grandes quantidades de zooplâncton.
"Baleias da Groenlândia pesam entre 50 e 100 toneladas quando totalmente crescidas e provavelmente têm mil vezes mais células comparadas com os seres humanos, mas, aparentemente, tem uma resposta anti-tumoral no nível da célula mais eficiente do que é encontrado em seres humanos", disse Mads biólogo Peter Heide-Jørgensen, do Instituto de Recursos Naturais da Gronelândia e da Universidade de Copenhague.
Os cientistas disseram que o genoma da baleia ártica também pode ajudar a explicar as adaptações fisiológicas relacionadas ao tamanho.
O genoma de baleia bowhead é ligeiramente mais pequeno do que o genoma humano e o genoma de um mamífero típico.
"De modo geral, as espécies mais complexas tendem a ter genomas maiores, com mais genes, mas eu não acho que dentro destes mamíferos há uma correlação entre o tamanho do corpo e tamanho do genoma", disse Magalhães.
(Reportagem de Will Dunham)
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
#sergiorbtorres
Dicas de Física e Super Interessantes
Sergio Torres
Entre para o Grupo de Física
Curta Dicas de Física e Super Interessantes
Curta Conceptual Physics
Curta Concursos Públicos
Inscreva-se no canal do You Tube
ASSINE OS BLOGS:
APOSTILAS DE FÍSICA E DE CONCURSOS
FIQUE POR DENTRO - CIÊNCIAS E CULTURA GERAL
Siga o Twitter
Entre em contato por Email
GRUPOS DE CONCURSOS
CONCURSO DO BANCO DO BRASIL S/A
CONCURSO PETROBRAS DISTRIBUIDORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres