Olhos no céu! Desde o dia 18 de julho, a chuva de meteoros Delta Aquarídeas está em atividade. O fenômeno deverá durar até 18 de agosto, porém seu pico de atividade acontece entre os dias 28 e 29 de julho.
A Delta Aquarídeas acontece todos os anos e é possível observá-la em várias regiões do mundo. Para melhorar a visibilidade, recomendamos que você se afaste de grandes centros urbanos (confira aqui mais dicas para ver 'estrelas cadentes'). A maior chance de ver um meteoro é a partir das 3h da manhã da madrugada entre o dia 28 e 29 (horário de Brasília). Apesar da chuva acontecer a partir das 22h, a lua estará em fase crescente e poderá ofuscar os meteoros com seu brilho.
Existem registros da Delta Aquarídeas desde 1870, mas não se sabe exatamente o que causa o fenômeno. Astrônomos suspeitam que ele seja resultante da passagem do cometa 96P/Macholtz, que faz sua visita periódica na mesma época - e deixaria para trás alguns detritos.
O pessoal da Galeria do Meteorito vai fazer um streaming da chuva, começando às 22h do dia 28. Vale acompanhar!
E lembramos que as chuvas de meteoro não representam risco nenhum - elas acontecem com bastante frequência (porém nem todas são visíveis).
via Galileu
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes
Sergio Torres
link para Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para APOSTILAS
link para FIQUE POR DENTRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres