Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Todo mundo em pânico! Um robô acabou de passar no teste de auto-consciência!


Roboticistas do Instituto Politécnico Rensselaer, em Nova York construíram três robôs que foram colocados ao famoso teste "homem sábio" de auto-awereness, e um deles realmente passou.

O teste é um quebra-cabeça que através de um conto de um rei que deve-se escolher um novo assessor das três pessoas mais sábias na sua terra. O rei promete que haverá uma concorrência leal, e, em seguida, coloca ou um chapéu azul ou branco nas cabeças das três pessoas. Ele então diz que a primeira pessoa que adivinhar corretamente a cor de seu chapéu será seu novo conselheiro. O truque é, naturalmente, uma única maneira para que a competição seja justa, é que todos os chapéus sejam da mesma cor.

Os robôs passaram em mais um teste

Os três robôs similares foram colocados para outro teste do tipo Selmer Bringsjord - que é o presidente do Departamento de Ciência Cognitiva no Instituto Politécnico Rensselaer - onde dois dos três robôs foram impedidos de falar, mas todos os três foram convidados que um deles ainda fosse capaz de falar. Todos os três tentam responder. Quando este robô ouve a sua própria voz, e "caiu a ficha" não só não ficou em silêncio mas ficou "assustado" e disse: "Desculpe, desculpe, desculpe, agora dei-me conta da minha transgressão!". Isso não é uma coisa fofa, é "auto-conhecimento".

Outro grande auto-conhecimento é o Guia do Mochileiro da Galáxia Marvin.


Estes testes são difíceis para os robôs porque eles primeiro tem que ouvir com atenção e compreender a questão antes que eles possam responder. No caso da segunda prova, assim que o robô ouve a sua voz, e percebe que é diferente da voz de um outro robô, ele vai pensar na pergunta original, e vai perceber que é o único que não foi silenciado. Ele pode separar sua própria "identidade" dos outros.

Estes enigmas de lógica de auto-consciência são cruciais na construção de robôs que são capazes de entender seu lugar na sociedade. Se os robôs passarem em vários desses testes, os cientistas esperam que os robôs sejam capazes de criar um conjunto de habilidades perto das habilidades humanas que será útil para nós seres humanos. 

Possivelmente isso pode significar que robôs serão  capazes de prestar assistência em situações de emergência ou outras situações onde os seres humanos precisem de assistência. Já existe pesquisa que está sendo feita com relação aos robôs sendo colocadas em ação em situações perigosas, mas estes não são auto-conscientes de qualquer forma.

Se você gostaria de saber mais sobre o trabalho de Bringsjord, será apresentado este ano na conferência RO-MAN no Japão. A conferência decorrerá de 31 agosto - 4 setembro de 2015.

Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes

                                                     Sergio Torres

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO 
                


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres