Você é daquelas pessoas que vibra toda vez que vê uma estrela cadente no céu? Não perde uma chuva de meteoros? Então temos uma notícia que pode te interessar: uma startup japonesa chamada ALE pretende reproduzir o fenômeno artificialmente através de satélites e pequenas esferas desenvolvidas com o único propósito de simular um meteoro ao adentrar a atmosfera. “É artificial, mas eu quero fazer meteoros realmente bonitos que possam impressionar espectadores”, disse a CEO Lena Okajima.
Em parceria com universidades de Tóquio, a companhia quer colocar em órbita satélites miniaturizados que liberem uma dúzia das pelotinhas, feitas com uma fórmula químicaespecial. Enquanto retornam para a Terra a uma velocidade estimada em 8 quilômetros por segundo, vão se incinerar e promover um belo espetáculo para quem está no chão. A empresa alega que conseguirá, inclusive, produzir meteoros de cores diferentes de acordo com os químicos contidos em cada bolota.
“Eventualmente, as pessoas podem se cansar de ver estrelas cadentes se elas vierem sozinhas. Mas elas podem ser sincronizadas com eventos no solo”, sugere Okajima. É isso mesmo, a ideia é permitir que festas como casamentos ou aniversários contem com sua própria chuva de meteoros particular. “Tornar o céu uma tela é a maior atração de entretenimento deste projeto, é uma exibição espacial”, diz a CEO.
As possibilidades não parariam por aí: o fenômeno promovido artificialmente também pode ser uma boa oportunidade para os cientistas estudarem uma região de difícil acesso da atmosfera, a 60 quilômetros da superfície. A área é muito alta para balões, mas muito baixa para satélites. Se os pesquisadores souberem exatamente onde e quando as esferas irão queimar, vão conseguir analisar aspectos como a densidade e a temperatura daquela camada atmosférica.
O preço da brincadeira? US$ 8,1 mil dólares por estrela cadente.
Via IFLS
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes
Sergio Torres
link para Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para APOSTILAS
link para FIQUE POR DENTRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres