Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Sobrevôo histórico de Plutão apesar falha da sonda, diz NASA




A Nasa disse na segunda-feira que espera que a sonda New Horizons estará de volta ao serviço na terça-feira depois de uma pane no computador no final de semana queameaçou seu próximo sobrevôo histórico de Plutão.

Chegando ao fim de uma viagem 9 anos para os confins inexplorados do Sistema Solar, a New Horizons desativou as comunicações de rádio com a Terra por 81 minutos no sábado.

Controladores de terra acidentalmente sobrecarregaram  o computador principal da nave espacial, que estava tentando compactar dados para liberar memória durante a instalação simultaneamente a uma sequência operacional para o encontro com Plutão em seu pendrive, o gerente de projeto New Horizons Glen Font disse a repórteres em uma teleconferência.

New Horizons teve uma queda no seu computador principal, provocando uma mudança para o seu computador de backup enquanto aguardava mais instruções de controladores em terra. No processo, a New Horizons interrompeu as comunicações de rádio e operações científicas.

Engenheiros rapidamente localizaram o problema e através de vários procedimentos prepararam o New Horizons para a sua nova tarefa no próximo encontro com Plutão neste dia 14 de julho.

A pequena sonda não carrega a enorme quantidade de propulsores necessários para adaptar sua velocidade e estabelecer uma órbita em torno de Plutão, um pequeno mundo circulando na região do Cinturão de Kuiper do sistema solar.

Diagnóstico e os esforços de recuperação  foram complicados pelo tempo de atraso de nove horas para se comunicar com a nave espacial, que é quase 4,8 bilhões de quilômetros da Terra.


"Enquanto nós preferimos que este evento não tivesse ocorrido ... esta é uma colisão de velocidade em termos de retorno total que esperavamos", disse Stern.

Os cientistas acreditam que Plutão e os milhares de outros objetos do Cinturão de Kuiper recentemente descobertos são mini-planetas congelados e blocos que sobraram da formação do sistema solar há 4,6 bilhões de anos.

(Reportagem de Alan Crosby e Tom Brown)

Via Reuters

Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes

                                                     Sergio Torres

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO 
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres