Ficamos chocados aqui na redação com os horríveis comentários sobre a jornalista Maria Julia Coutinho, a Maju, que faz a previsão do tempo no Jornal Nacional. Em um país no qual mais da metade da população é negra, o racismo gritante de alguns internautas nos deixou estupefatos. Lembramos que racismo é crime - de acordo com o artigo 20 daLei Nº 7.716 "Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional". A pena é de um a três anos e multa.
Os comentários estimularam a campanha do próprio JN #SomosTodosMaju, na qual os âncoras encorajam pessoas a demonstarem seu apoio à jornalista.
Além de manifestar o nosso apoio publicamente à Maju, lembramos de uma pesquisa que mostra que há formas simples com as quais todos nós, que convivemos com absurdos como esse, podemos ajudar e acelerar os passos no caminho para uma sociedade mais igualitária. Com isso não queremos dizer que o racismo é um problema simples de ser resolvido, mas sim que a participação de todos, por menor que possa parecer, já ajuda.
No artigo, publicado no periódico Organizational Behavior and Human Decision Processes, pesquisadores da Universidade da Califórnia-Berkeley descrevem como gestos como sorrisos, olhares e até a simples proximidade de alguém de uma etnia diferente podem ter um efeito positivo em observadores.
A pesquisa observou que um americano branco fazendo gestos simples, como sorrir mais frequentemente, fazer contato visual e estar mais próximo de um americano negro diminuía reações racistas de observadores. O que, de acordo com os cientistas responsáveis, não quer dizer que um grupo deva se submeter à aprovação de outro - o que seria extremamente problemático e passa longe do que estamos sugerindo. A conclusão dos cientistas é que o comportamento positivo pode ser contagioso e impedir micro atos de agressão, que podem ser mais velados do que comentários em redes sociais. Infelizmente, o lado contrário é verdadeiro - ver alguém cometer atos racistas estimula os passantes a adotarem atitudes preconceituosas.
Em outras palavras, ao simplesmente sorrir - para qualquer pessoa - podemos inspirar os outros a fazer o mesmo. A criar EMPATIA. Ao colocar a hashtag #somostodosmaju em sua rede social para mostrar apoio você influencia a sua rede. E isso é apenas uma gota em um oceano profundo de questões que afetam a nossa comunidade, mas já é um começo. E todos precisamos começar.
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes
Sergio Torres
link para Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para APOSTILAS
link para FIQUE POR DENTRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres