Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Sonda da NASA mostra Plutão envolto em neblina, gelo flui



Uma silhueta impressionante de Plutão feita pelo New Horizons da NASA depois de um tiro passado o orbe gelada na semana passada mostram uma extensa camada de neblina atmosférica, enquanto fotografias de grande plano do solo revelam fluxos de gelo de azoto, disseram cientistas na sexta-feira.

New Horizons se tornou a primeira espaçonave a visitar Plutão e sua comitiva de luas e até agora retornou cerca de 5 por cento das imagens e dados científicos recolhidos nos dias que antecederam, durante e imediatamente a seguir ao 14 de julho sobrevôo.

O último lote de imagens inclui uma vista backlit de Plutão com sol, situada a mais de 3 bilhões de milhas de distância, brilhando ao redor e através da atmosfera do planeta.

A análise mostra camadas distintas de neblina em azoto, monóxido de carbono e metano da atmosfera de Plutão. A neblina se estende, pelo menos, 100 milhas (161 quilômetros) fora da superfície.

"Esta é a nossa primeira olhada no tempo em atmosfera de Plutão," New Horizons cientista Michael Summers, com George Mason University, em Fairfax, Virginia, disse a repórteres durante uma conferência de imprensa teleconferenced.

Como as minúsculas partículas caem no chão, eles podem provocar reações químicas que dão Plutão sua tonalidade avermelhada, acrescentou.

A camada de névoa, que se estende cinco vezes mais longe do que o previsto por modelos de computador, não foi a única surpresa. Medições de pressão mostram a massa total da atmosfera de Plutão caiu pela metade em dois anos.

"Isso é muito surpreendente, pelo menos para um cientista atmosférico. Isso diz-lhe alguma coisa está acontecendo ", disse Summers.

Mais detalhes virão ao longo do próximo ano como New Horizons envia dados gravados de volta à Terra.

NASA também divulgou novas imagens da superfície de Plutão, com sinais de um vasto leque de actividades geológicas, incluindo uma versão Pluto dos fluxos de gelo glacial.

Com temperaturas de superfície apenas tímido de 400 graus abaixo de zero Fahrenheit (-235 graus Celsius), Plutão é muito frio para o gelo para ser feito de água. Em vez disso, a superfície de gelo de Plutão consiste principalmente de nitrogênio.

"Sabíamos que havia gelo de nitrogênio em Plutão ... e nós imaginávamos que o nitrogênio foi sublimando, ou evaporação, em um lugar e condensação em outro lugar. Mas para ver evidências para atividade geológica recente é simplesmente um sonho tornado realidade ", disse o New Horizons cientista William McKinnon, com a Universidade de Washington em St. Louis.

"Recente" em termos geológicos não significa ontem, acrescentou. Com base na falta de crateras de impacto, os cientistas suspeitam que a superfície de Plutão é menor do que algumas centenas de milhões de anos, uma fração de idade 4,6 bilhões anos do sistema solar.



(Reportagem de Irene Klotz, Edição de Tom Brown)

 Esta foto da NASA de Plutão foi feita a partir de quatro imagens da New Horizons 'Long Range Reconnaissance Imager (Lorri) combinados com os dados de cores a partir do instrumento Ralph nesta cor melhorada visão global lançado em 24 de julho de 2015. REUTERS / NASA / JHUAPL / SwRI
Esta foto da NASA de Plutão foi feita a partir de quatro imagens da New Horizons 'Long Range Reconnaissance Imager (Lorri) combinados com os dados de cores a partir do instrumento Ralph nesta cor melhorada visão global lançado em 24 de julho de 2015.
REUTERS / NASA / JHUAPL / SWRI

Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes

                                                     Sergio Torres

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO 
                



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres