Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Por que alguém se interessaria em estudar literatura nos dias de hoje?

Neste nosso mundo moderno ou pós-moderno, que privilegia a imagem e a rapidez das informações, parece não haver espaço para a palavra, para a leitura e para o estudo da literatura. Essa impressão, contudo, não é verdadeira. A palavra, em especial a palavra literária, nunca esteve tão em voga como nos dias atuais. 

Hoje já existe o e-book, e a Internet tem se revelado uma grande aliada dos aficionados de literatura. Nela, encontramos inúmeros sites e blogs especializados, nos quais podemos ler/ver textos literários e, muitas vezes, até ouvir nosso poeta preferido declamando seus poemas.

E por que alguém se interessaria em estudar literatura nos dias de hoje?

Literatura é a arte da palavra. Estudá-la equivale a compreender a evolução do pensamento e dos sentimentos humanos através da arte; é uma forma de aguçar nossa sensibilidade e nossa percepção crítica, de lutar contra os fenômenos da alienação, da fragmentação e da desumanização a que estamos sujeitos no mundo atual.

Estudar literatura é enfrentar o desafio de ler os grandes textos literários criados pela humanidade, extrair-lhes o sentido mais profundo e perceber de que forma estão relacionados com o momento em que foram concebidos. E também notar que um texto não se encerra em si e no seu tempo, pois está em permanente diálogo com muitos outros textos, verbais e não verbais, tanto os que foram publicados antes dele quanto os que vêm depois, tanto os nacionais quanto os estrangeiros. Estudar literatura é perseguir os diálogos que o homem criou e vem criando consigo mesmo em diferentes tempos e espaços, como um meio de dizer não ao isolamento e à solidão.

Estudar literatura é criar condições para que estejamos permanentemente antenados com o que está acontecendo hoje. É poder observar uma citação literária em uma canção, perceber que um artista ou um escritor do momento está retomando temas ou formas do passado, flagrar, nas entrelinhas, uma ironia ou uma referência literária numa tira de quadrinhos, num cartum ou no cinema.

Ler literatura é ser descolado. Quem lê literatura alcança uma condição bastante especial nestes tempos globalizados: ser diferente da maioria, que se limita ao senso comum veiculado pelos meios de comunicação de massa.

Os textos literários, os de ontem e os de hoje, estão todos aí, esperando ser descobertos e redescobertos. Cada leitor, quando os lê, os reescreve com o seu próprio olhar e com o olhar de seu tempo. A cada leitura, reacendemos a chama do diálogo vivo que a humanidade vem construindo. Nesse diálogo, que está sempre aberto a novas experiências, só falta você. Venha você também participar desta viagem: a aventura de ler!


Forte abraço,
                                                     Sergio Torres

Siga-me, inscreva-se, assine etc. clicando nas figuras abaixo:

                   (GRUPO: MATEMÁTICA E FÍSICA)
 Mais informações contate via SKYPE - contato: fisicaseculo21                                                 

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres