Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

domingo, 5 de fevereiro de 2017

VOCÊ JÁ TEVE UM DÉjÀ VU? POR QUE ISSO ACONTECE COM NÓS, SERES HUMANOS?




Do francês, literalmente "já visto", é o fenômeno de ter a forte sensação de que um evento ou experiência que estão ocorrendo atualmente tem sido experimentado no passado, independentemente de saber se realmente aconteceu. 

O psicólogo Edward B. Titchener, em seu livro A Textbook of Psychology (1928), explicou déjà vu como causada por uma pessoa que tem um breve vislumbre de um objeto ou situação, antes que o cérebro tenha concluído "construir" uma percepção plena e consciente da experiência . Tal "percepção parcial", em seguida, resulta em uma falsa sensação de familiaridade. abordagens científicas rejeitam a explicação de déjà vu como "premonição" ou "profecia", mas sim explicá-lo como uma anomalia de memória, o que cria uma impressão distinta que é uma experiência "ser recordado". 

Isso pode resultar de uma "sobreposição" entre os sistemas neurológicos responsáveis pela memória de curto prazo e os responsáveis pela memória de longo prazo, resultando em (memórias de acontecimentos recentes) erroneamente sendo percebidos como no passado mais distante. 

No entanto, esta explicação foi criticada que o cérebro não seria capaz de armazenar informações, sem a entrada sensorial em primeiro lugar. Outra teoria sugere que o cérebro pode processar informações sensoriais (talvez todos os estímulos sensoriais) como uma "memória-em-progresso", e que, portanto, durante o evento em si se acredita que seja uma memória do passado. 

Em uma pesquisa, Brown concluiu que cerca de dois terços da população tiveram experiências de déjà vu. Outros estudos confirmam que o déjà vu é uma experiência comum em indivíduos saudáveis, com entre 31% e 96% de indivíduos que referiram-lo. 

Experiências de déjà vu que são anormalmente prolongada ou freqüente, ou em associação com outros sintomas como alucinações, pode ser um indicador de doença neurológica ou psiquiátrica. 


Forte abraço,
                                                     Sergio Torres

Siga-me, inscreva-se, assine etc. clicando nas figuras abaixo:

                   (GRUPO: MATEMÁTICA E FÍSICA)
 Mais informações contate via SKYPE - contato: fisicaseculo21                                                 

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres