Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Confira os 7 erros gramaticais mais comuns entre os estudantes

A gramática é algo difícil de se dominar, o que pode causar vários erros quando tentamos escrever algo. Isso é até normal, mas insistir no erro é sempre um problema grave.
Mesmo que você esteja simplesmente conversando na internet, fazendo um post em alguma foto ou página ou então escrevendo uma redação para um vestibular, você precisa atentar a esses erros para não perder uma vaga importante ou não passar vergonha na internet.

Confira os 7 erros gramaticais mais comuns entre os estudantes
Para mim
Esse é um dos erros mais comuns entre estudantes, principalmente em redações e em provas importantes.
Para sanar a dúvida basta lembrar:
“Para mim”, o correto é “Para eu”, por exemplo: “Preciso de férias para eu descansar. ”
“Para mim” só deve ser utilizado quando o “mim” possuir uma função de complemento em uma oração.
Por exemplo: “Aquele convite é para mim, não para você”, ou, “Você pode comprar o ingresso para mim? ”.
Agente e A gente
Essa é muito comum, tanto que virou piada na internet inteira, você provavelmente já viu muitos memes sobre isso, não é mesmo?
Bom se você não viu e ainda não teve a oportunidade de verificar o modo correto é:
A gente = Nós.
Agente = Agente civil, Agente do FBI, Agente da MIB.
Lembre-se dessa diferença.
Meia / Meio
Esse é outra regra gramatical onde muita gente erra. O principal motivo do erro é o costume de fala, onde realmente usamos a forma errada quase que sem perceber. Para não errar mais basta lembrar que:
Se estiver expressando quantidade, o numeral deve então acompanhar o gênero do substantivo, Meio copo ou Meia Xicara.
Se “meio” estiver vinculado a um adjetivo representando “um pouco”,  ele é um advérbio e não possui variação de gênero, portanto é sempre meio. Por exemplo: Ele está meio triste. Ela está meio triste.
Nunca use “Ela está meia triste”
Mas e mais
Outro erro extremamente comum, veja a forma correta
“Mas” é uma conjunção, sempre que você quer dar o sentido de “porém” você deve usar “mas”.
Por exemplo: “Hoje não posso sair, mas amanhã estou livre”.
“Mais” deve ser sempre usado com a ideia de soma, de junção.
Menas
Menas não existe no vocábulo brasileiro, não importa qual o gênero do objetivo, é sempre “menos”.
A/Há
Esse é um erro muito comum para quem está querendo indicar o tempo de alguma coisa. Sempre que você quiser indicar o tempo de uma atividade utilize o verbo “Haver”.
“Atuo no setor de redação há 5 anos”.
Aja/Haja
Haja paciência com as pessoas que erram essa regra, não é mesmo?
Pois é. Esse tipo de frase é sempre com “Haja”, do verbo “Haver”, aja é do verbo agir e indica a ação de fazer.
“Espero que ele aja de forma correta”.
“Haja paciência com esse monte de erro que ele comete”.

Forte abraço,
                                                     Sergio Torres

Siga-me, inscreva-se, assine etc. clicando nas figuras abaixo:

                   (GRUPO: MATEMÁTICA E FÍSICA)
 Mais informações contate via SKYPE - contato: fisicaseculo21                                                 

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres