Uma gravura de 500 anos de idade pode mostrar Leonardo da Vinci tocar um instrumento musical chamado lira da braccio. Se confirmada, a gravura representaria apenas a terceira representação de da Vinci criada enquanto ele estava vivo ainda.
Um artista chamado Marcantonio Raimondi criou a gravura em 1505. Mas só recentemente fez Ross Duffin, professor de música na Universidade Case Western Reserve, em Cleveland, identificar o homem na gravura como Leonardo da Vinci, publicando as conclusões na revista Art Cleveland.
"Isso é importante e tem grande chance de estar certo", disse Martin Kemp, professor emérito de história da arte na Universidade de Oxford, que escreveu extensivamente sobre da Vinci, mas que não estava envolvido na nova pesquisa.
Quando a gravação entrou no museu de Cleveland da coleção de arte, em 1930, os estudiosos pensavam o homem era Orfeu, um músico da mitologia grega que foi dito ser tão talentoso que ele pudesse dominar animais com seu encanto com sua música. Então, a gravura foi apelidado de "Orpheus que encanta os animais."
No entanto, Duffin disse que ele veio a perceber que o homem era pouco provável que fosse Orfeu e seria mais propensos ser da Vinci assumindo o papel de Orfeu. Durante o Renascimento, "uma coisa que é extremamente consistente é que Orfeu é mostrado como um jovem barbeado, o jovem marido da trágica Eurydice", escreveu Duffin no artigo.
O homem retratado na gravura está em seu "fim da meia-idade, com uma barba e "partedhair" centralmente com ondas longas", escreveu Duffin, acrescentando que da Vinci teria sido em seus primeiros anos 50, quando Marcantonio Raimondi criou a imagem.
Duffin comparou a gravação com um retrato de da Vinci desenhada por Francesco Melzi, "que se juntou a casa do cinquentões de Leonardo como assistente em 1506 e eventualmente se tornou seu principal herdeiro", escreveu Duffin.
"Retrato de Melzi mostra um homem com uma barba e longos cachos, e o muito ligeiro solavanco em seu nariz e o cume acima da sobrancelha são um excelente jogo para o de cabelos compridos, barba [o homem] em gravura Marcantonio."
Mais revelador é o instrumento o homem na gravura está jogando. Duffin identificou-o como uma lira da braccio, um instrumento de cordas inclinaram que da Vinci é conhecido por ter jogado.
Se a gravação, de fato, retratar da Vinci, a questão torna-se como Marcantonio Raimondi conheceu.
"Os problemas são de tempo e lugar", escreveu Kemp no e-mail. "Marcantonio estava trabalhando em Bolonha nesta fase inicial de sua carreira, e não há nenhuma maneira óbvia que teria conhecido."
"Nesta fase, gostaria de dizer que é possível, mas não comprovada temptingly", acrescentou Kemp.
No entanto, Duffin disse que os dois homens poderiam ter se reunido em Milão, em 1506-1507, durante a produção de "Orfeo", uma ópera sobre o mito de Orfeu. Se este for o caso, então o próprio Leonardo poderia ter sido o ator em Orpheus na ópera, disse Duffin. Outra possibilidade é que os dois artistas reuniram-se em 1509, quando Leonardo visitou Florença. Ou talvez os dois nunca se encontraram, e Marcantonio Raimondi utilizando um retrato como referência gravou características da Vinci, Duffin acrescentou.
Esta é uma versão condensada de um artigo que apareceu em Ciência Viva.
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
ATENÇÃO ATÉ O FINAL DO MÊS INCLUSÃO DE NOVOS VÍDEOS PARA CURSO DE MATEMÁTICA
E FÍSICA
PARA O ENEM E VESTIBULARES.
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE
https://www.youtube.com/user/sergiorbtorres1
Dicas de Física e Super Interessantes
Sergio Torres
link para Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para APOSTILAS
link para FIQUE POR DENTRO
AULAS DE FÍSICA DIRETAMENTE COM O PROFESSOR PELO SKYPE - QUATRO PRIMEIROS ENCONTROS SEM COMPROMISSO PARA MÚTUA AVALIAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres