Como se fosse um filme de ficção científica, ou como se se inspirasse em algum deles, a exemplo da saga Star Wars, a Boeing apresentou a última novidade armamentista do exército norte-americano: o High Energy Mobile Demonstrator (HEL MD), uma arma a laser de 10 kW, que derrubou, nos últimos testes, mais de 150 aviões, foguetes e outros alvos inimigos simulados. A arma possui raios de energia com 2,5 cm de largura, direcionados para atingir um alvo aéreo, que pode estar localizado a quilômetros de distância.
Até o momento, ela foi testada como extensão de um veículo blindado, já que a ideia é utilizar os lasers móveis para defender as tropas americanas dos mísseis, morteiros e outros projéteis inimigos - apenas três HEL MD, posicionados estrategicamente, são capazes de defender um batalhão inteiro. Antes de disparar contra seu alvo, o laser tem que localizar e persegui-los, o que não é um mecanismo completamente automático – os operadores no interior do veículo blindado utilizam um controle remoto de videogame para localizar o alvo. Uma vez encontrado, ele pode ser destruído em questão de segundos.
Os engenheiros da Boeing não estão orgulhosos apenas da velocidade e da precisão da arma, mas também de seu baixo custo. Os únicos gastos associados à operação do laser são o custo de funcionamento dos equipamentos elétricos a bordo e o preço do óleo diesel, para que o motor do veículo blindado funcione.
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes
Sergio Torres
link para Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para APOSTILAS
link para FIQUE POR DENTRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres