Uma equipe de cientistas da Universidade de Bristol realizou um diagnóstico e concluiu que o aumento repentino da perda de gelo em regiões antes estáveis da Antártida está causando mudanças no campo gravitacional da Terra.
Eles expressaram uma preocupação alarmante em relação ao ritmo com que o gelo do sul da Península da Antártida está diminuindo, o que nunca havia acontecido até 2009, quando começou uma rápida desestabilização.
As medições realizadas demonstraram que a perda de massa gelada nessa região, outrora estável, é tão drástica que conseguiu causar mudanças no campo gravitacional da Terra. A informação se soma a um estudo que revelou que as geleiras localizadas ao longo da península tiveram seu ritmo de derretimento acelerado, vazando mais de 300 km³ de água no oceano nos últimos seis anos.
Fonte: Science
Crédito da Imagem: Serjio74 - Shutterstock.com
Comentário (Sérgio Torres): O campo magnético da Terra é causado (teoria atualmente mais aceita) pelo movimento rotacional do núcleo da Terra composto por ferro, periodicamente os polos se invertem e na minha opinião é muito difícil que seja por motivos como derretimento de geleiras que ficam na crosta terrestre que se comparada com a Terra como um todo é igual a casca de uma maçã comparada com a maçã inteira.
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes
Sergio Torres
link para Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para APOSTILAS
link para FIQUE POR DENTRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres