Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

domingo, 14 de junho de 2015

HOJE É ANIVERSÁRIO DE Charles-Augustin Coulomb



Coulomb tem sido considerado como o pioneiro da ciência experimental na França, como William Gilbert estava na Inglaterra. A fama de ambos repousa principalmente sobre suas pesquisas elétricas e magnéticas. Gilbert, o médico, que floresceu dois séculos antes, obteve resultados que eram principalmente qualitativa. Coulomb, o matemático e engenheiro, com o amor de definição eo hábito de medição, herdando os avanços que haviam sido feitas por sua vez, chegou a resultados quantitativos. Calculou as forças de atração e repulsão entre corpos eletrificados ou pólos magnéticos, e formulou as leis que os regem.

Charles Augustin de Coulomb nasceu em Angoulême, em 14 de junho de 1736, de uma boa família pertencente a Montpelier, que tinha membros decorados pelo o parlamento provincial. Ele foi para a escola em Paris, e descobrir uma inclinação para a matemática, entrou no exército como engenheiro militar. Sendo designado para a ilha de Martinica, nas Antilhas, ele participou da montagem de Fort Bourbon. Mas o clima era então fatal; a maioria de seus colegas morreram de febre e Coulomb, depois de uma estadia de três anos, voltou para casa com sua saúde permanentemente comprometida.

Seus serviços na colônia foram recompensados, devido a uma mudança de ministério. Ele estava envolvido em serviço militar em Aix, Rochelle e Cherbourg, mas também empregou sua hora de lazer para desenvolver um trabalho original. Em 1773 ele ganhou alguma distinção por um artigo sobre "Problemas estática aplicada a Arquitetura", que foi apresentada para a Academia Real de Ciências, da qual se tornou membro correspondente. Seis anos mais tarde ele compartilhou com Van Swinden, o autor do Positiones physicae, um prêmio oferecido pela Academia para o melhor modo de construir bússolas para a marinha. Ele agora era residente em Rochefort, e em seu arsenal naval realizou as experiências sobre o atrito e a rigidez de cordas, que foram publicadas em seu livro de memórias sobre a Teoria de máquinas simples, que obteve um duplo prêmio da Academia em 1781. 

Este ano ele teve a sorte de ser mudar para Paris, e logo melhorou sua posição. Um esquema para um canal navegável foi levado perante o "Unidos da Bretanha", e ao Ministro da Marinha nomeou Coulomb para relatar sobre ele, como comissário do rei. Ele condenou o plano como caro e inútil; mas foi apoiado por pessoas influentes, que, na forma tirânica do tempo, a detenção de Coulomb na prisão de Abbaye, a pretexto frívolo de que ele tinha aceitado a sua comissão sem licença de seu superior, o ministro da Guerra . Indignado com esses maus tratos, Coulomb enviou sua renúncia, mas não foi aceita. Ele foi libertado, e depois detido na Bretanha, a fim de reconsiderar o projeto. Mas seu novo exame apenas confirmou a sua antiga opinião, o que por fim começou a prevalecer, e os Estados, em gratidão por seus serviços, ofereceu-lhe um belo presente; mas Coulomb só aceitou assistir a um 'segundo, que foi mais tarde útil em seus experimentos.

Em 1784 ele foi feito intendente das Águas e das fontes em França; e dois anos mais tarde obteve a reversão para o cargo de Conservador de Planos e Relevos. Ele chegou a ser tenente-coronel na engenharia, e foi nomeado Chevalier de St. Louis e um membro da Legião de Honra. Neste tempo, também, ele foi enviado para a Inglaterra pela Academia de Ciências, como parte de uma comissão para estudar a administração dos hospitais no país.

Em 1784 ele apresentou um documento para a Academia da elasticidade dos fios sob um estresse de torção. Ao fazer estas experiências observou que uma força muito fraca foi suficiente para torcer um fio muito fino através de um ângulo grande, e, portanto, foi levado a inventar o equilíbrio de torção conhecida. Ele consiste essencialmente de uma 'agulha' suspensa por um fio fino, e a partir de correntes de ar por uma tampa de vidro. Quando a agulha é desviada da sua posição zero através de um determinado ângulo por uma força perturbadora, podem ser trazida de volta para posição zero contra a força do fio de suspensão, e a torção do fio torna-se uma medida da força perturbadora. Para este fim, uma escala graduada é adicionada, para indicar as espiras da contra-torção. A taxa de oscilação da agulha quando deflectida também é um meio de cálculo da força perturbadora.

A balança de torção tinha sido utilizada para muitos fins, nomeadamente por Cavendish na determinação da densidade da Terra, em comparação com o de uma bola de chumbo. Mas nunca fora aplicada com mais sucesso do que pelo seu inventor, como as forças fracas de energia elétrica e medição de atrito magnetismo.  Coulomb assumiu ao trabalho. Gilbert tinha utilizado uma agulha articulada para detectar essas forças, mas não para medir a sua intensidade. Agulha de Coulomb foi muito mais sensível. Ele construiu um em que um grau da escala foi equivalente a uma força de 1/100000 de um peso dos grãos; e um outro no qual a agulha, suspenso por uma única fibra de seda, foi desviado segundo um ângulo reto por uma vara de vedação.

Ao apresentar corpos eletrificados à agulha, que por si só poderia ser eletrificada, Coulomb descobriu que a força de atração ou repulsão entre duas quantidades de eletricidade foi diretamente proporcional às quantidades, e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles. Ou seja, ele descobriu que as forças elétricas obedecia à mesma lei que a força da gravidade. Se a distância entre os objetos fosse duplicada, ou triplicado, quadruplicado ou, a força exercida sobre o outro, respectivamente, era uma quarta, uma nona ou uma décima sexta parte do que tinha sido medida anteriormente.


Com a eclosão da Revolução, em 1789, Coulomb cancelou todos os seus compromissos; e, foi expulso de Paris pelo decreto que baniu a aristocracia, aposentou-se assim a seu amigo, o Chevalier Borda, numa pequena propriedade perto de Blois. A Academia Real de Ciências foi suprimida, e seu nome relegado pela Comissão de Pesos e Medidas. Depois de um tempo, no entanto, ele foi chamado de volta a Paris pelo governo revolucionário, para ajudar a determinar o novo sistema de pesos e medidas que tinham sido decretado. No desejo de sua esposa, no entanto, ele voltou novamente para o país para se dedicar ao cuidado de sua família. Mas, na restauração da Academia de Ciências como o Instituto da França, ele foi novamente para Paris, e tornou-se um dos seus membros originais. Ele agora foi nomeado Inspetor-Geral da Instrução Pública, e fez uma turnê nas províncias, onde ele criou uma impressão favorável por sua bondade paternal para com os alunos das escolas.

Coulomb há muito sofria de doenças crônicas, e sendo atacado por uma febre lenta, ele morreu em Paris, em 23 de agosto de 1796.

Ele foi o primeiro a aplicar a matemática para os fenômenos da eletricidade, e seu trabalho experimental foi extremamente profundo. Além disso, sua conduta moral era tão correta assim como seu trabalho experimental. O caso do canal é um sinal de integridade e independência de seu caráter público. Na vida privada ele era um marido carinhoso e prudente, feliz na companhia de sua esposa e filhos. Sua disposição foi benevolente e desinteressado, sem fraqueza e modesta, mas não sem espírito.




Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes

                                                     Sergio Torres

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO 
                


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres