Com o dobro do diâmetro de um fio de cabelo humano, estes tentáculos parecem pedaços de linha de pesca - mas são prova do avanço da robótica. Os micro-tentáculos podem ser curvados e prender objetos. Que objetos? Eles têm delicadeza e precisão suficientes para amarrar uma formiga, ou arrastar uma ova de peixe.
O que isso significa? Que microrobôs podem ter ainda mais utilidade em microcirurgia e microbiologia - afinal, o seu 'abraço' pode ter menos força que um micro-newton, milhares de vezes mais suave do que o piscar de seus olhos.
Os tentáculos são feitos de um material barato chamado PDMS, que é naturalmente macio. Uma das pontas do tubo é 'arrolhada', com pequenas cavidades. A outra é conectada com um controle pneumático e, através dos comandos enviados, os tentáculos podem se curvar em uma direção específica - já que um dos lados do tubo é mais fino que o outro.
Os microtentáculos podem pegar pequenos objetos sem danificá-los, coisa que se deve não apenas à suavidade do PDM como ao fato de que a força usada é espalhada pelo tentáculo inteiro - ao contrário da pinça robótica usada em microrobôs hoje, que aplicam mais pressão por prenderem um objeto com apenas dois pontos de contato. Ou seja - a microcirurgia pode ter ganhado um importante aliado.
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes
Sergio Torres
link para Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para APOSTILAS
link para FIQUE POR DENTRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres