Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

4 sinais de que você está sabotando a própria carreira


Parece estranho, mas é verdade: há pessoas que não conseguem encarar a ideia de que terão sucesso


  Quando a possibilidade de uma conquista significativa está à porta, tem gente que parece que faz questão de deixar as oportunidades passarem.

A opinião é de Eric Holtzclaw, um especialista em gestão de pessoas e estratégia empresarial dos Estados Unidos. Ele diz que muita gente, por problemas de autoestima e pessimismo, tem medo de ter sucesso.

Holtzclaw afirma que há alguns sinais que mostram que um indivíduo está sabotando a própria carreira. O americano os listou em uma reportagem publicada na "Inc.". Segundo ele, quem se identifica com um ou mais dos itens deve repensar sua vida e largar esses hábitos ruins.


1. Você não muda

Uma das definições mais comuns do que é insanidade é "fazer a mesma coisa todos os dias e esperar por um resultado diferente". Na vida, é preciso mudar, seja alguma característica pessoal, um processo no trabalho ou qualquer outra coisa que não pareça estar certa. Quem não faz algo diferente quando necessário e sabe da importância da mudança está, possivelmente, esperando que o fracasso ocorra, de acordo com Holtzclaw.



2. Você muda demais

Mudar demais é tão ruim quanto não sair do lugar. É preciso ter paciência para que os resultados, em qualquer aspecto de sua vida, apareçam. Portanto, se você se anima para novos projetos todos os meses e deixa de lado trabalhos anteriores, fique atento: ao continuar fazendo isso, nada dará certo.



3. Faltam metas

Para ter conquistas na vida, deve-se defini-las. Seu sonho é ter muito dinheiro? Ajudar pessoas? Comprar uma casa? Conhecer o mundo? Para realizar qualquer coisa, é preciso se esforçar, estabelecendo metas intermediárias e sabendo o que fazer para cumpri-las. Se você "deixa a vida te levar", são grandes a chances de gastar suas energias no que não é prioridade e não conseguir sucesso. 




4. Muitos riscos

No caminho de um empreendedor, riscos são necessários. Até porque, sem eles, é muito difícil crescer. Porém, arriscar em excesso é ruim. É preciso ter equilíbrio e só tentar um movimento mais arrojado quando necessário. Falhar é normal, segundo Holtzclaw, e os erros devem ser encarados como uma forma de aperfeiçoamento. Só que a insistência nos erros, e em tomar riscos desnecessários, mostram que o empreendedor não está sendo muito inteligente. 

O fracasso é um medo permanente em nossas vidas. É um fantasma que destrói sonhos e torna a trajetória rumo ao sucesso mais difícil. Algumas pessoas enxergam a falha como uma oportunidade para aprender mais e não cometer os mesmos erros novamente.


  Mas outras não. Encaram o fracasso como o fim de um sonho. E acreditam que não têm culpa pelos seus erros.


Por isso, têm um discurso pessimista, usado por eles para que acreditem que o insucesso existiu por causa de fatores externos.

Para o empreendedor digital americano Larry Kim, essa autoilusão é refletida em algumas frases, normalmente ditas por quem fracassou. Ele afirma que essas sentenças desestimulam os empreendedores, pois mostram que o sucesso é praticamente impossível.

Em reportagem do site da revista "Inc.", Kim lista as frases. Saiba quais são elas e as evite:
1. "Agora meu dia está arruinado"
De fato, é ruim começar o dia com o pé esquerdo. Mas, segundo Kim, proferir essa frase incentiva as pessoas a pensar que nada mais dará certo e, consequentemente, faz com que elas não se esforcem mais nas horas seguintes. Por mais que seu dia tenha começado mal, há chances importantes de algo bem legal acontecer. Seja otimista.


2. "Essa pessoa só serve para me atrapalhar"
A frase é bastante egocêntrica, de acordo com Kim, e muito provavelmente não corresponde à realidade por uma razão simples: é bem difícil que alguém tenha tempo especialmente para te prejudicar. Caso realmente haja uma perseguição, faça o possível para ignorá-la. Quanto maior for a sua reação, mais fortes serão as provocações.


3. "Não há chance disso funcionar"
Outra vez, este é mais um recurso de quem desiste antes mesmo de tentar buscar uma solução. Vale dizer que, naturalmente, nenhum empreendedor deve insistir algo que não dará certo. Ou seja: essa frase até pode ser dita. Mas só após algumas tentativas.


4. "É impossível"
É usada nos mesmos contextos em que a sentença anterior costuma surgir. E também só pode ser dita por quem pelo menos tentou algo.


5. "Eu sou péssimo fazendo isso"
Todos têm pontos fortes e fracos. Mas, assim como na primeira sentença, esta também pode levar quem a diz a não dar tudo de si em um determinado trabalho. É como se a pessoa fosse tão ruim em alguma coisa que nem tentasse fazê-la.


Kim diz que empreendedores, até por não terem muitos funcionários, não podem ter essa postura. Devem estar dispostos a trabalhar em áreas que não dominam e a sempre aprender.

  Você convive com elas o tempo todo: no seu trabalho, em eventos, na sua família. Pessoas tóxicas são aquelas que exalam algum tipo de sentimento ou característica ruim que pode afetar seu dia a dia.

Como qualquer tipo de toxina, você precisa limitar sua exposição a essas pessoas ou até mesmo cortar laços para se proteger. Segundo o site da revista "Inc.", esses sujeitos infelizmente não vêm com avisos ou alertas. Por isso, aqui vão alguns sinais para identificar esses tipos:

1. Pessoas arrogantes
Há uma grande diferença entre confiança e arrogância. Confiança inspira; arrogância intimida. Pessoas arrogantes sempre sabem mais e se sentem superiores aos outros. Elas nunca vão celebrar sua confiança, porque isso interfere na arrogância delas.


2. Pessoas vítimas
Uma das piores pessoas que você pode encontrar na sua vida são as que sempre se fazem de vítimas. Elas olham para seus próprios erros e sempre encontram alguém para culpar. Elas nunca se responsabilizam pelas vidas delas.



3. Pessoas controladoras
Elas sabem tudo e a melhor forma de fazer qualquer coisa, mas no fundo são pessoas extremamente inseguras. O problema é que enquanto você estiver rodeada por elas, você nunca terá chance de dar sua opinião ou ser escutado.


4. Pessoas invejosas
Elas nunca estão felizes com o que têm e são incapazes de ficarem felizes pelas boas coisas que acontecem com você. Elas acreditam que se alguma coisa benéfica tem que acontecer, deve ser com elas.


5. Pessoas mentirosas
Mentirosos crônicos são perigosos porque você nunca saberá no que acreditar. Você não poderá contar com as promessas deles ou suas palavras. Eles mentirão para você sobre outras pessoas e sobre outras pessoas para você.


6. Pessoas negativas
Você provavelmente deve conhecer alguém que vive irritado, ressentido, desconfiado de tudo. Negatividade destrói relacionamentos e passar tempo com pessoas assim dá a sensação de que estão sugando sua vida.


7. Pessoas gananciosas
Muito de nossa cultura nos guia para querer mais, alcançar mais, faturar mais. Até certo ponto isso é bom, mas se torna tóxico quando alguém quer tudo – o que é seu ou dos outros –, e o processo de conquistar essas coisas se torna mais importante do que até mesmo viver.


8. Pessoas que julgam
Há uma grande diferença entre julgar com base em dados objetivos e julgar apenas para criticar. Pessoas que julgam demais são rápidas para tirar conclusões que nem sempre se provam corretas. Elas são péssimas ouvintes e comunicadoras.


9.  Pessoas fofoqueiras
Elas conversam sobre os outros sem distinguir o que é especulação e realidade. Isso é uma forma de elevá-las acima de suas inseguranças. Poucas coisas são mais destrutivas do que fofocas.



10. Pessoas sem caráter
Se uma pessoa não tem integridade ou honestidade –  trair, manipular, fofocar fazem parte de suas atitudes diárias –, haverá poucas coisas que ela não faça para conseguir o que quer.




Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes

                                                     Sergio Torres


>>GRUPO PROMOCIONAL PARA QUEM CURTE DICAS DE FÍSICA<<

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO 
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres