Matemática facilitada
Para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática nas escolas, pesquisadores da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp adaptaram uma série de ferramentas digitais desenvolvidas por universidades portuguesas que apresentam conteúdos da área de forma lúdica e interativa e com recursos para professores e alunos.
Para a pesquisadora Roberta Gurgel Azzi, o projeto pode ajudar a superar o baixo desempenho dos estudantes na disciplina - de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), em 2014 o Brasil esteve na 58ª posição no ranking de Matemática.
O projeto inclui uma série de aplicativos cujo conteúdo é voltado para alunos do ensino fundamental, envolvendo números e operações, geometria, incluindo conceitos básicos, ângulos, áreas, construções geométricas, perímetros e o Teorema de Pitágoras, e álgebra, abrangendo expressões algébricas, fatoração de polinômios, equações de primeiro e de segundo grau, entre outros temas.
Os textos dos aplicativos principais contam com ilustrações, demonstrações animadas e exercícios dinâmicos. Entre os recursos de suporte aos alunos estão fontes de informação sobre sua interação com os jogos e seu desempenho.
Aplicativos para Matemática
Um dos aplicativos é o Escritório do Aluno, que oferece um panorama geral da utilização do projeto, uma espécie de painel de acompanhamento do aluno, com informações a respeito do número de entradas, o tempo médio de permanência, a quantidade de exercícios realizados, testes de conhecimento e tarefas para casa resolvidos e as respectivas porcentagens de acerto.
Já o Skillômetro (algo como "aprendímetro", do inglês skill) fornece ao aluno registrado um resumo de sua interação com o aplicativo que estiver sendo utilizado. A funcionalidade é aberta automaticamente ao início de cada interação e apresenta informações das interações anteriores, acrescidas do desempenho em cada um dos temas do aplicativo.
Há ainda um "tutor virtual", que apoia o aluno na compreensão e na resolução de eventuais problemas nos exercícios, estimulando sua persistência e apresentando formas de resolução detalhadas quando requerido.
Todos os recursos podem ser acessados no site do projeto, chamadoHypatiaMat. Para acessar é necessário fazer um registro como aluno ou como professor.
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
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Prof. Sérgio Torres