A primeira medida experimental do valor de G foi realizada em 1798 pelo físico-químico inglês Henry Cavendish (1731-1810).
Embora o objetivo de Cavendish fosse determinar indiretamente o peso da Terra, sua experiência se consagrou por ter possibilitado a determinação da constante gravitacional universal G, mais de cem anos depois da formulação da Lei da Gravitação Universal.
Abaixo, uma reprodução do desenho original do aparelho idealizado por Cavendish e o diagrama esquemático do seu funcionamento:
A atração gravitacional entre duas esferas grandes, de massa M, e duas outras esferas menores, de massa m, faz girar o fio f, que sustenta a haste onde estão presas as esferas pequenas.
Quando esse fio gira, o espelho E preso ao fio gira também. Medindo o ângulo de torção do fio, pelo desvio sofrido pelo raio de luz i nele refletido - recurso utilizado porque a atração gravitacional é muito pequena -, Cavendish determinou a intensidade da força de atração entre as massas e, a partir dessa força, determinou o valor de G.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres