Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

sábado, 16 de janeiro de 2016

Gilbert, Kepler e Galileu

 William Gilbert(1540-1603) era inglês e, em 1560, foi designado médico da rainha da Inglaterra. Publicou o De magnete em 1600, primeiro trabalho sistemático sobre o magnetismo. Além da sua publicação, Gilbert foi um dos primeiros cientistas a utilizar modelos para demonstrar suas ideias: construiu a Terrella, uma esfera de magnetita com a qual demonstrou que a Terra comportava-se como um enorme ímã.

Johannes Kepler{1571 -1630) era um astrónomo alemão. Utilizou uma infinidade de dados coligidos a olho nu por Tycho Brahe, astrônomo dinamarquês, a quem sucedeu como matemático imperial em Praga. Depois de anos de trabalho e uma imensa quantidade de cálculos, Kepler descobriu que a elipse era a única órbita para o planeta Marte que combinava com os dados experimentais. Examinando os dados obtidos por Tycho Brahe para a posição dos outros planetas conhecidos na época, Kepler concluiu que a órbita de todos os planetas deveria ser elíptica, resultado que ficou conhecido como a primeira das leis de Kepler, a primeira descrição matemática do movimento dos planetas. Kepler publicou inúmeros trabalhos. Suas duas primeiras leis foram publicadas em 1609 sob o título Astronomia nova. Como as publicações de Gilbert, as suas também eram em latim, Ifngua utilizada na época para os trabalhos científicos.

Galileu Galilei (1564-1642) era italiano. Foi matemático em Pádua onde desenvolveu a maior parte do seu trabalho, que o tornou conhecido como o criador do "método experimental" nas ciências, aliando a hipótese teórica à sua verificação experimental. Publicou sua principal obra em 1634, em italiano: Discorsi e dimons-trazioni matematiche intorno a due nuove science, sobre o movimento dos corpos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres