Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Tycho Brahe e Kepler

O sistema planetário de Tycho (pronuncia-se Tico) Brahe. O Sol e a Lua giram em torno da Terra, enquanto os demais planetas giram em torno do Sol.

Tycho Brahe (1546-1601), astrônimo dinamarquês, dedicou sua vida ao aprimoramento das observações astronômicas. Foi o maior observador astronômico da história da humanidade até a invenção do telescópio.

Em 1572, quando Kepler tinha apenas um ano e meio de idade, Tycho fez o seu trabalho mais notável: durante 18 meses observou e descreveu o aparecimento de uma supernova, estrela cujo brilho chegou a ser tão extraordinário que pôde ser visto até durante o dia. Esse acontecimento, além de consagrar Tycho como astrônomo, pôs em dúvida o dogma aristotélico da imutabilidade dos céus.

Em fins de 1577 observou um grande cometa e, a partir de suas observações, provou que os cometas eram astros e não fenômenos atmosféricos, como se pensava na época.
Em 1585, ele apresentou o seu modelo planetário que, de certa forma, concilia os modelos de Ptolomeu e Copérnico (veja a figura). Outros astrônomos da época reivindicaram a autoria desse modelo, acusando-o de plágio.

Em 1597, passou a residir em Praga, como matemático imperial da corte do imperador. Aí, em 1600, Brahe recebeu Kepler, jovem astrônomo alemão, como discípulo e mais tarde sucessor, a quem encarregou de estudar a órbita de Marte. Logo depois, em 1601, Tycho faleceu. Oito anos mais tarde, depois de uma infinidade de cálculos sobre os dados coligidos por Tycho Brahe durante vinte anos, Kepler concluiu que a única órbita que combinava com os dados experimentais do planeta Marte era a órbita elíptica. 

Kepler estendeu essa conclusão aos demais planetas. Os trabalhos de Kepler contribuíram de forma decisiva para consolidar o sistema heliocêntrico proposto por Copérnico, com o qual Tycho Brahe não concordava.

Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres

                                                     Sergio Torres

Inscreva-se no grupo de Física e Matemática ou siga no:




                   




               




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres