Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

DIA PARA SE LEMBRAR - Onde você estava quando a Challenger explodiu?






MASSACHUSETTS (EUA) - Quem imaginava já ter visto todas as imagens possíveis da explosão do ônibus espacial Challenger, em 1986, nos Estados Unidos, deve se preparar para uma grande novidade. Novas e surpreendentes fotos foram reveladas nesta semana pelo neto de um antigo funcionário da Agência Espacial Americana (Nasa).


Michael Hindes, morador de West Springfield, em Massachusetts, mexia em algumas caixas antigas de seus avós quando se deparou com a coleção de imagens do desastre, que matou todos os sete membros da tripulação e interrompeu o programa de ônibus espaciais da Nasa por 32 meses.

O avó de Hindes, Bill Rendle - morto recentemente - trabalhava como empreiteiro para a agência. Segundo seu neto revelou em entrevista à CNN, as fotos pertenciam originalmente a um amigo de Rendle que também trabalhou para a Nasa.
O acidente com a Challenger aconteceu em janeiro de 1986, 73 segundos após o lançamento. Na ocasião, a perícia indicou que a explosão foi causado por uma falha no anel de vedação do foguete propulsor direito, o que impediu o motor de impulsionar o ônibus.

Challenger foi um ônibus espacial (vaivém espacial em português europeu) da NASA. Foi o terceiro a ser fabricado, após a Enterprise e o Columbia . Foi pela primeira vez ao espaço em 4 de abril de 1983.
Em 28 de Janeiro de 1986, na STS-51-L (sua oitava missão), um defeito numa anilha de borracha que vedava um dos propulsores provocou um incêndio repentino no tanque externo de combustível causando a explosão da Challenger, a anilha se endureceu com a baixa temperatura do dia 28, e não ficou flexível suficiente, matando todos seus ocupantes, inclusive a professora Christa McAuliffe, a primeira civil a participar de um voo espacial.
Este desastre paralisou o programa espacial estadunidense durante meses, durante os quais foi feita uma extensa investigação que concluiu por defeito no equipamento e no processo de controle de qualidade da fabricação das peças da espaçonave, a anilha.
A investigação sobre o acidente com o ônibus espacial foi liderada pelo renomado físico Richard Philips Feynman, que descobriu uma falha nos anéis de borracha que serviam para a vedação das partes do tanque de combustíveis, que apresentava anomalias na expansão quando a temperatura chegava aos 0°C (ou 32°F). Feynman foi a público explicar as causas do acidente que chocou os Estados Unidos e fez uma demonstração em rede nacional e ao vivo.


Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres

                                                     Sergio Torres


Matemática e Física do básico ao superior (Gratuito). São 60 blocos e muito trabalho. Apenas quem estiver, realmente, interessado entre no grupo. Antes dê uma olhada como está ficando a apostila de Gravitação Universal. Forte Abraço, Prof. Sérgio Torres
GRUPO, SÓ PARA ALUNOS SÉRIOS E INTERESSADOS EM FAZER O CURSO DE MATEMÁTICA E FÍSICA DO BÁSICO AO SUPERIOR É:https://www.facebook.com/groups/fisicaseculo21/

Siga-me através dos links abaixo e mantenha-se informado sobre as postagens das atualidades e de cada aula e apostila disponível veiculada e cada vídeo aula postada: Matemática e Física do Básico ao Superior em 60 blocos com mais de 10 mil questões comentadas. 

                   





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres