Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Artista Richard Prince negocia SUA foto do Instagram por 90 mil dólares e VOCÊ NÃO RECEBE NADA, O QUE ACHA DISSO?





Numa exposição em Nova Iorque, Richard Prince colocou à venda fotografias publicadas por outras pessoas no Instagram pelo valor unitário de 90 mil dólares. A resposta foi uma chapada de luva branca.


A discussão sobre os limites éticos (além dos estéticos) da arte será tão antiga quanto a própria arte. Por sua vez, a discussão sobre a propriedade e a privacidade de tudo quanto partilhamos na internet, embora mais recente, nem por isso é menos veemente. E de uma assentada, com uma exposição em Nova Iorque, Richard Prince juntou as duas discussões e deu à internet assunto para semanas a fio.
Richard Prince, pintor e fotógrafo americano cuja obra tem passado desde 1975 por retrabalhar subtilmente fotografias de outros autores (incluindo ícones como o “homem Marlboro” ou a atriz Brooke Shields), incendiou recentemente as redes sociais com o trabalho exposto na Frieze Art Fair, em Nova Iorque. Como? Imprimindo em grande formato fotografias de utilizadores do Instagram, entre eles o célebre grupo de pin-ups Suicide Girls, acrescentando-lhes comentários seus e colocando-lhes um preço: 90 mil dólares.
Já em Setembro do ano passado, Price tinha ensaiado a proeza numa exposição na Gagosian Gallery, em Nova Iorque, mas o caso tomou novas proporções com o início da Frieze Art Fair. Começaram então as reações dos utilizadores do Instagram, bem como dos ecos da sua defesa:
https://instagram.com/p/2ygLRoR2hV/?taken-by=doedeere
A melhor resposta das pessoas visadas chegaria, porém, pela mão de Missy Suicide, uma das mentoras deste coletivo de mulheres com protagonistas e seguidores espalhados pelo mundo: as fotos de que Richard Prince se apropriou estão agora à venda, com o mesmo tamanho e comentários adicionais, através do site oficial das Suicide Girls. Por… 90 dólares. Sendo que, no caso, o dinheiro acumulado será entregue àElectronic Frontier Foundation, organização não governamental de defesa dos direitos dos cidadãos no mundo digital. Como aqui se vê:
https://instagram.com/p/3MsKqdHWX1/
Richard Prince, o artista da polémica, já reagiu também à reação das Suicide Girls. Com um tweet em que ironicamente elogia a esperteza da mesma

No início deste mês, a exposição "Novos Retratos" por Richard Prince estava em exposição na galeria de arte Frieze. Última setembro a outubro os quadros pendurados na Galeria Gagosian, em Manhattan.

Antes disso, a única galeria que já foi chamado de casa Instagram.

Com pequenas alterações, Prince reproduziram as imagens da mídia social.

A única diferença real entre os originais e as reimpressões, um pequeno comentário deixado por Prince na parte inferior de cada imagem. Algumas das obras vendidas por US $ 100.000 cada. E os usuários do Instagram dizer Príncipe nunca obteve sua permissão para utilizar as imagens.

Doedeere usuário diz que ela só descobriu depois de mensagens de texto de pessoas que viram a foto em pessoa.

No Instagram ela postou "Não, eu não dei minha permissão e, sim, o artista polêmico Richard Prince colocá-lo de qualquer maneira."

A foto de Doedeere vendido por 90 mil dólares, mas ela disse que não tem planos de ir atrás do artista.

Assim que é exatamente a regra para alterar conteúdo de mídia social para o lucro? E há de qualquer maneira para evitar que seu conteúdo como este se torne uma vaca de dinheiro para outra pessoa? Eu fui falar com os advogados de propriedade intelectual no Gottlieb, Rackman & Reisman para descobrir.

"Quanto é que algo precisa mudar para ser justo é uma questão muito complicada", disse o procurador Jonathan Malki.

A questão está sob o uso justo, que permite que artistas para comentar e alterar obra de arte existente para criar algo diferente.

"Nós não pode precisar de ver tanta transformação como você poderia pensar. Às vezes, uma mudança relativamente pequena pode ser considerado justo, se ele cria uma nova expressão. "

Mas mesmo que um tribunal considerar que do príncipe Instagram imagens caem sob violação de direitos autorais, e impedir vendas futuras das imagens, os usuários provavelmente não verá algum dinheiro com a decisão.

"Instagram fotos são trocados gratuitamente," saud Malki. "Então, o valor de fato que eles têm? Para o usuário médio, a resposta pode ser nenhum. "

Então Malki disse que a única maneira de realmente impedir que alguém reutilizando seus Instagram ou imagens de mídia social, é por ter certeza que a sua conta é privada.

"É mais um bom exemplo de por que você deve ter muito cuidado com as suas configurações de mídia social."

Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
ATENÇÃO ATÉ O FINAL DO MÊS INCLUSÃO DE NOVOS VÍDEOS PARA CURSO DE MATEMÁTICA 
FÍSICA 
PARA O ENEM E VESTIBULARES.
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE
https://www.youtube.com/user/sergiorbtorres1
Dicas de Física e Super Interessantes

                                                     Sergio Torres

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO 

AULAS DE FÍSICA DIRETAMENTE COM O PROFESSOR PELO SKYPE - QUATRO PRIMEIROS ENCONTROS SEM COMPROMISSO PARA MÚTUA AVALIAÇÃO
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres