Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Calorias dos alimentos e metabolismo animal


São comuns as tabelas de quantidade de energia dos alimentos em quilocalorias (embora quase sempre expressa erroneamente como calorias apenas), mas pouco se fala do rendimento do organismo, ou seja, da porcentagem dessa energia que se transforma efetivamente em trabalho, tanto externo como de metabolismo.

Em geral, o rendimento do organismo de qualquer animal está entre 10 e 20%. A maior parte da energia é dissipada através da pele na forma de calor. Por isso, quanto maior for a área da pele em relação ao volume e à massa do corpo do animal, maior será a perda de energia, o que leva a consequências interessantes em relação ao comportamento dos animais. Se um animal tiver "comprimento" proporcional a L, a área da superfície da pele será proporcional a L² e o volume proporcional a L³. Logo, a razão entre a área e o volume, proporcional à perda de energia do corpo, 1/L. 

Portanto, quanto menor for o valor de L, maior a perda de energia.


Por essa razão, os animais pequenos têm um metabolismo intenso e se alimentam incessantemente. O metabolismo basal - potência mínima despendida para o organismo manter as funções vitais em repouso - de um pombo é de 5,2 W/kg, de um cachorro é 1,3 W/kg, do homem é 1,2 W/kg e do boi é 0,67 W/kg. Por outro lado, animais muito grandes precisam ampliar a área da superfície para dissipar calor, o que os elefantes, por exemplo, podem fazer com as suas orelhas enormes.

O metabolismo do animal em atividade é bem maior do que o metabolismo basal. O metabolismo basal de uma pessoa de 70 kg consome uma potência de cerca de 80 W. Se ela estiver lendo ou trabalhando sentada, a potência consumida chega a 125 W, se estiver andando, chega a 300 W e, correndo, pode chegar a 3.000W. 

Se o consumo de energia fornecida pelos alimentos for maior do que o exigido pelo organismo da pessoa, o excesso aparece na forma de tecidos adicionais - músculos, se houver uma atividade física orientada para esse fim. Caso contrário, ele aparece como gordura.

Forte Abraço,

Prof. Sérgio Torres







Dicas de Física e Super Interessantes


Sergio Torres


Conheça o Curso de Física pelo Skype (fisicaseculo21)



Grupo de Física

Dicas de Física e Super Interessantes

You Tube

Twitter

Email

Forte abraço,

Prof. Sérgio Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres