Nascido 14 dezembro de 1546; morreram 24 outubro de 1601 com a idade de 54.
Astrônomo dinamarquês, cujo trabalho no desenvolvimento de instrumentos astronômicos e em medir e corrigir as posições das estrelas abriu o caminho para futuras descobertas.
Ele estudou a nova de 1572 ("estrela de Tycho") mostrou que era uma estrela fixa. Seu relatório, De nova stella ... (1573), foi tomada por muitos como prova da inadequação da cosmologia aristotélica tradicional.
Em 1577, mudou-se para o seu próprio observatório sobre Hven Island (financiado pelo rei Frederico II). Antes da invenção do telescópio, usando sua esfera armilar de nove pés com seu quadrante mural de quatorze metros, ele mapeou as posições de 777 estrelas com uma precisão incomparável.
Em 1599 mudou-se para Praga, com Johannes Kepler como seu assistente.
CITAÇÃO:
"A máquina do Céu não é um corpo duro e impermeável cheio de várias esferas reais, como até agora tem sido acreditado pela maioria das pessoas. Vai ser provado que ela se estende por toda parte, mais fluido e simples, e em nenhum apresenta obstáculos como foi realizada anteriormente, os circuitos dos Planetas sendo totalmente livre e sem o trabalho e que giram em volta de quaisquer esferas reais em tudo, sendo divinamente governada por uma dada lei."
Tycho morreu em 24 de outubro de 1601, onze dias depois de ficar muito doente durante um banquete. Ele permaneceu doente por onze dias e consta que teria dito a Kepler: "Ne frustra vixisse videar!": "Não me deixe parecer ter vivido em vão". Por centenas de anos, a crença geral foi que ele teria morrido de um problema na bexiga. Foi dito que ele teria evitado de sair do banquete antes do fim, por boas maneiras, e que teria estressado sua bexiga ao limite, desenvolvendo uma infecção que o matou. Essa teoria foi apoiada pelo relato de Kepler.
Investigações recentes sugerem que Tycho morreu não de problemas urinários, mas de envenenamento por mercúrio3 : níveis extremamente tóxicos foram encontrados em seus cabelos e na raiz dos cabelos. Tycho pode ter se envenenado tomando medicamentos contendo impurezas não-intencionais de cloreto de mercúrio, ou pode ter sido envenenado. De acordo com um livro de 2005 de Joshua Gilder e Anne-Lee Gilder, há evidências substanciais de que Kepler assassinou Brahe 4 ; eles argumentam que Kepler tinha os meios, motivos, e oportunidade, e roubou os dados de Tycho com sua morte. De acordo com os Gilders, seria improvável que Tycho tivesse se envenenado, uma vez que ele era um alquimista conhecido por ser familiarizado com a toxidade dos diferentes compostos de mercúrio.
1546 - 14 de dezembro - Tycho Brahe nasce em Knudstrup, Dinamarca
1559 - Tycho entra na Universidade de Copenhague
1562 - Tycho transfere-se para a Universidade de Leipzig
1563 - Faz sua primeira observação astronômica: uma conjunção de Júpiter e Saturno
1572 - Descobre uma nova estrela, abalando a fé na doutrina cristã-aristotélica sobre a perfeição e imutabilidade da esfera celeste
1574 - Publica: De nova Stella ("Sobre a nova estrela")
1577 - Observa a passagem de um cometa, e demonstra que não se trata de um fenômeno atmosférico, como se acreditava desde Aristóteles
1582 - O papa Gregório XIII reforma o calendário, corrigindo-o em dez dias, com base nos cálculos de duração do ano efetuados por Tycho
1599 - Tycho muda-se para Praga. Johannes Kepler torna-se seu assistente
1601 - 13 de outubro - Participa de um banquete em Praga, no qual ficou doente
1601 - 24 de outubro - Tycho Brahe morre, em Praga
1609 - Johannes Kepler enuncia as Leis do movimento planetário, com base nos trabalhos e observações de Tycho Brahe.
Grandes obras de Tycho incluem De Nova et Nullius Aevi Memoria Prius Visa Stella ("On the novo e nunca visto anteriormente Star) (Copenhague, 1573); De Mundi Aetherei Recentioribus Phaenomenis (" No que diz respeito Mural Quadrant os novos fenômenos no mundo de matéria fina) (Uraniburg, 1588); Astronomiae Instauratae Mechanica ("Instrumentos para a Astronomia Restaurado") (Wandsbeck, 1598;. Inglês tr Copenhagen, 1946); Astronomiae Instauratae Progymnasmata ("Exercícios introdutórias Rumo a uma Astronomia Restaurado") (Praga 1602).
Suas observações não foram publicadas durante sua vida.
Johannes Kepler usou-os, mas eles permaneceram de propriedade de seus herdeiros. Várias cópias em manuscrito circulou na Europa por muitos anos, e uma versão muito defeituoso foi impressa em 1666. Em Praga, Tycho contratou Johannes Kepler como um assistente para calcular as órbitas planetárias de suas observações.
Kepler publicou o Tabulae Rudolphina em 1627. Por causa de observações precisas de Tycho e astronomia elíptica da Kepler, essas mesas eram muito mais precisos do que todas as tabelas anteriores.
Conheça o Curso de Física pelo Skype (fisicaseculo21)
Dicas de Física e Super Interessantes
You Tube
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres