Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

sábado, 20 de dezembro de 2014

Onda x partícula - Propagação


Ondas e partículas são coisas diferentes, embora não sejam ideias opostas. Toda onda contém o movimento de partículas. Porém, as características do movimento ondulatório são distintas das características do movimento de partículas. 

Ondas são formas em movimento, transportam energia sem transportar matéria. Ondas não se chocam, mas se cruzam e contornam obstáculos, o que não ocorre com corpos materiais do mundo macroscópico. 

No entanto, alguns fenômenos descobertos no final do século XIX e início do século XX levaram os físicos à incômoda constatação de que as ondas eletromagnéticas comportam-se, por vezes, como partículas e que há partículas, como os elétrons, que exibem também comportamento ondulatório. 

Essas foram algumas das muitas descobertas que levaram os físicos a concluir que o mundo, na dimensão microscópica, exibe propriedades inesperadas, que não se percebem no nível macroscópico. 

Para tentar explicar esses fenômenos, foram propostos novos modelos e novas teorias. Assim, em 1923, o físico francês Louis de Broglie (1892-1987) propôs que todo corpo microscópico fosse, a um só tempo, onda e partícula, o que foi comprovado experimentalmente em 1927, quando se descobriu que os elétrons sofrem difração, fenômeno tipicamente ondulatório. 

Nesse mesmo ano, o físico dinamarquês Niels Bohr (1885-1962) formulou o Princípio da Complementaridade segundo o qual, dependendo do experimento, a luz pode ter caráter corpuscular ou ondulatório.

A palavra propagar tem vários significados, como difundir, multiplicar, generalizar, transmitir, entre outros, todos relacionados de alguma forma com movimento. 

Mas, nenhum deles é aplicável ao movimento de partículas ou corpos materiais. Não se pode dizer que um automóvel se propaga com velocidade de 100 km/h, por exemplo. Essa distinção é muito importante, porque mostra a diferença entre o movimento ondulatório e o movimento de corpos ou partículas. 

Ondas não se movimentam como corpos, mas propagam-se, como se propagam boatos e ideias. A fonte pode, mas não precisa se deslocar.




>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Fim do Artigo
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


ATENÇÃO: ABAIXO RELACIONADOS VÁRIOS LINKS (TODOS GRATUITOS) DE SEU INTERESSE 


Dicas de Física e Super Interessantes


                                                     Sergio Torres




Entre para o Grupo de Física


Curta Dicas de Física e Super Interessantes

Curta Conceptual Physics

Curta Concursos Públicos


Inscreva-se no canal do You Tube


ASSINE OS  BLOGS:

APOSTILAS DE FÍSICA E DE CONCURSOS

FIQUE POR DENTRO - CIÊNCIAS E CULTURA GERAL


Siga o Twitter


Entre em contato por Email



GRUPOS DE CONCURSOS

CONCURSO DO BANCO DO BRASIL S/A

CONCURSO PETROBRAS DISTRIBUIDORA



Forte abraço,

Prof. Sérgio Torres





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres