O que é calor? A resposta a essa pergunta foi objeto de duas hipóteses contraditórias. Como na polêmica a respeito da natureza da luz, enquanto não surgiram evidências experimentais conclusivas, cada hipótese teve os seus adeptos, movidos tanto pela convicção científica como por convicções filosóficas e até por razões políticas ou patrióticas.
Para alguns, como Roger Bacon, Kepler, Francis Bacon e Boyle, influenciados pelas ideias de Platão e Aristóteles, o calor era proveniente do movimento. Newton sugeria que o calor estivesse relacionado a possíveis vibrações do éter. Para outros, como Galileu, o calor era um fluido.
Gassendi admitia duas espécies de matéria térmica, uma produzindo calor, outra frio. Alguns associavam o calor ao flogístico. uma substância hipotética que estaria contida nos corpos que pegam fogo. Lavoisier, em 1789, propôs a existência de uma forma de matéria específica que origina o calor, "um fluido eminentemente elástico que o produz", ao qual deu o nome de calórico.
O prestígio científico de Lavoisier fez com que essa ideia tivesse grande aceitação, embora ela nunca obtivesse unanimidade.
Em 1798, Benjamin Thompson (1753-1814), conde de Rumford -físico americano refugiado na Inglaterra - trabalhando em Munique, na Alemanha, ficou impressionado com o intenso aquecimento dos cilindros de latão perfurados para serem utilizados em canos de canhões.
Rumford realizou diversas experiências para entender melhor esse aquecimento e, em todas elas, ficou claro que o calor não poderia ser um fluido - a hipótese de ser originário do movimento era bem mais aceitável.
Mas, apesar de obter apoio de importantes cientistas, como Davy e Young, sua tese obteve pouco sucesso.
No início do século XIX a teoria de que o calor era um fluido ainda era amplamente dominante, provavelmente devido à predominância dos físicos franceses nessa época. Só em 1840, com as experiências de Joule, a ideia do fluido calórico caiu definitivamente por terra.
Sergio Torres
Conheça o Curso de Física pelo Skype (fisicaseculo21)
Grupo de Física
Dicas de Física e Super Interessantes
You Tube
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres