Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Sadi Carnot




Nicolas Léonard Sadi Carnot (1796-1832), físico e engenheiro francês, foi um dos pioneiros no estudo teórico das máquinas térmicas. 

Seu pai abandonou a política para dedicar-se à ciência, educando o filho com esse objetivo. Carnot formou-se engenheiro e publicou um único e extraordinário trabalho aos 28 anos: Reflexões sobre a potência motriz do fogo.

Interessava-se pelo estudo das máquinas a vapor porque, na sua opinião, era essa a razão do poderio da Inglaterra na época. "Retirar hoje da Inglaterra as suas máquinas a vapor seria retirar-lhe ao mesmo tempo o carvão e o ferro. 

Secariam todas as suas fontes de riqueza. "Carnot lembrava ainda que, apesar da enorme importância dessas máquinas, "a sua teoria é muito pouco compreendida", por isso preocupou-se em estudá-las a fim de melhorar o seu rendimento. 

Queria saber também se o vapor de água era o melhor fluido ou substância de trabalho para o acionamento dessas máquinas. Baseou seu estudo numa máquina a vapor ideal, em que as transformações deveriam ser todas reversíveis. 

Embora tenha utilizado o termo calórico, algumas de suas observações mostram que ele já tinha percebido que o calor era uma forma de energia.

Carnot morreu ainda jovem, em 1832, vítima de uma epidemia de cólera em Paris. Suas ideias só foram bem compreendidas anos depois de sua morte, a partir de 1849, quando os físicos lorde Kelvin e Rudolf Clausius as conheceram e perceberam sua importância. Foi a partir do trabalho de Carnot que Kelvin e Clausius formularam a Segunda Lei da Termodinâmica.







Dicas de Física e Super Interessantes


Sergio Torres


Conheça o Curso de Física pelo Skype (fisicaseculo21)



Grupo de Física

Dicas de Física e Super Interessantes

You Tube

Twitter

Email

Forte abraço,

Prof. Sérgio Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres