Neste mês, olhe para o céu! A "Estrela D'alva", conhecida de sua avó, estará brilhante e visível a olho nu. Mas, claro, de estrela o corpo celeste não tem nada: se trata de Vênus, um de nossos vizinhos, que estará em sua elongação oriental máxima no dia 6.
O que isso quer dizer? Significa que o planeta estará em seu ponto mais alto no céu do pôr do Sol (a elongação ocidental máxima acontece quando ele atinge esse ponto no nascer do Sol) e suas condições de visibilidade estarão excelentes.
Para observá-lo olhe para o oeste e saiba que ele estará visível até 3h20 depois do pôr do sol - então procure por ele nas primeiras horas da noite.
Além de ser bastante visível no dia 6, Vênus terá eventos interessantes ao longo do mês. No dia 19 de junho, o planeta estará próximo da Lua nos céus, logo após o pôr do Sol. Como nosso satélite estará com apenas 11% de seu disco iluminado, a vista vai ser bem bonita. E, poucos minutos depois, Júpiter se junta à festa e poderá ser visto acima de Vênus.
Nos dias 30 de junho e 1o. de julho, Vênus e Júpiter se aproximaram novamente! A observação a olho nu foi possível perto do anoitecer.
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
ATENÇÃO ATÉ O FINAL DO MÊS INCLUSÃO DE NOVOS VÍDEOS PARA CURSO DE MATEMÁTICA
E FÍSICA
PARA O ENEM E VESTIBULARES.
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE
https://www.youtube.com/user/sergiorbtorres1
Dicas de Física e Super Interessantes
Sergio Torres
link para Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para APOSTILAS
link para FIQUE POR DENTRO
AULAS DE FÍSICA DIRETAMENTE COM O PROFESSOR PELO SKYPE - QUATRO PRIMEIROS ENCONTROS SEM COMPROMISSO PARA MÚTUA AVALIAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres