Nascido 01 de junho de 1796; morreu 24 de agosto de 1832 com a idade de 36.
Nicolas-Léonard-Sadi Carnot era um engenheiro e físico francês tornou-se um capitão de engenheiros do exército, e passou grande parte de sua vida a investigar a concepção de motores a vapor.
Seu livro Reflexões sobre a Motive Power of Heat (1824) continha um teorema que diz que uma eficiência máxima de motor de calor pode ser obtido por um motor reversível, e que a eficiência depende apenas das temperaturas do quente e as fontes frias do motor .
Este teorema desempenhou um papel essencial para o desenvolvimento posterior da termodinâmica. Ele foi escrito para promover a construção de motores a vapor e outros motores de calor na França, cujo desenvolvimento industrial foi ficando para trás Inglaterra.
MÁQUINAS DE CARNOT
Carnot idealizou a máquina térmica teórica de rendimento máximo. O Ciclo de Carnot consiste em duas transformações adiabáticas com duas transformações isotérmicas, reversíveis.
Até 1824 acreditava-se que as máquinas térmicas construídas poderiam submeter-se a um funcionamento perfeito, ou seja, pensava-se que elas podiam atingir o rendimento de 100%, ou algo próximo a esse valor. Em outras palavras, os cientistas da época acreditavam que podiam fazer uso de toda energia térmica fornecida a essas máquinas – ou seja, acreditavam que poderiam transformar toda essa energia em trabalho.
O engenheiro Sadi Carnot foi o responsável, na época, por fazer demonstrações nas quais era impossível obter 100% de rendimento. Sadi propôs que uma máquina térmica teórica, ideal, funcionaria percorrendo um ciclo particular, hoje designado Ciclo de Carnot.
Em sua demonstração, Carnot conceituou dois postulados, que foram propostos antes mesmo de enunciada a primeira lei da termodinâmica. Veja o que os postulados de Carnot enunciam:
1° postulado de Carnot
- Nenhuma máquina operando entre duas temperaturas fixadas pode ter rendimento maior que a máquina ideal de Carnot, operando entre essas mesmas temperaturas.
2° postulado de Carnot
- Ao operar entre duas temperaturas, a máquina ideal de Carnot tem o mesmo rendimento, qualquer que seja o fluido operante, e é completamente reversível, sem adição de energia.
De acordo com os postulados enunciados por Carnot, podemos ver a garantia de que o rendimento de uma máquina térmica é função das temperaturas das fontes quente e fria. Entretanto, fixando-se as temperaturas dessas fontes, a máquina teórica de Carnot é aquela que consegue ter o maior rendimento.
O ciclo de Carnot é um ciclo idealizado, reversível, no qual o fluido operante é um gás perfeito, que corresponde a duas transformações isotérmicas e duasadiabáticas, intercaladas. Os processos descritos pelo gás nesse ciclo são:
1.°) expansão isotérmica DA, durante a qual o gás está em contato com o sistema de temperatura constante TA (fonte quente), recebendo dele uma quantidade de calor QA.
2.°) expansão adiabática AB, durante a qual não ocorrem trocas de calor com o ambiente. O sistema realiza trabalho com diminuição de energia interna e, portanto, de temperatura.
3.°) contração isotérmica BC, durante a qual o gás está em contato com o sistema de temperatura constante TB (fonte fria), cedendo a ele uma quantidade de calor QB.
4.°) contração adiabática CD, durante a qual o gás não troca calor com o ambiente. O sistema recebe trabalho, que serve para aumentar sua energia interna e, portanto, sua temperatura.
No ciclo de Carnot, os calores trocados (QA e QB) e as temperaturas termodinâmicas (TA e TB) das fontes quente e fria são proporcionais, valendo a relação:
Substituindo na equação do rendimento de uma máquina térmica, obtemos, para a máquina de Carnot:
Considerando a temperatura da fonte fria (TB) igual a zero kelvin (zero absoluto), temos η = 1 ou η = 100%. Entretanto, esse fato contraria a segunda lei da termodinâmica, que garante ser impossível um rendimento de 100%, o que nos leva a concluir que nenhum sistema físico pode se apresentar com temperatura igual a zero absoluto.
Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Prof. Sérgio Torres
ATENÇÃO ATÉ O FINAL DO MÊS INCLUSÃO DE NOVOS VÍDEOS PARA CURSO DE MATEMÁTICA
E FÍSICA
PARA O ENEM E VESTIBULARES.
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE
https://www.youtube.com/user/sergiorbtorres1
Dicas de Física e Super Interessantes
Sergio Torres
link para Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para APOSTILAS
link para FIQUE POR DENTRO
AULAS DE FÍSICA DIRETAMENTE COM O PROFESSOR PELO SKYPE - QUATRO PRIMEIROS ENCONTROS SEM COMPROMISSO PARA MÚTUA AVALIAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres