Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

domingo, 3 de março de 2019

ASSIM FALOU EINSTEIN - DE TANTAS CITAÇÕES ATRIBUÍDAS AO GÊNIO ESSAS FORAM REALMENTE SUAS PALAVRAS


"Um homem feliz está muito satisfeito com o presente para mexer com o passado"
Escrito aos 17 anos (18 de setembro de 1896) para uma composição da turma de francês da escola intitulada "Meus Planos Futuros"

"Sobre meu futuro, decidi o seguinte: Vou procurar imediatamente por um trabalho, não importa quão humilde seja. Meus objetivos científicos e minha vaidade pessoal não vai evitar que eu aceite um posto subalterno".
Carta à futura mulher, Mileva Marié, no dia 7 de julho de 1091, enquanto se via em dificuldades para encontrar o primeiro emprego.

"Se a minha teoria da relatividade provar ser um sucesso, a Alemanha alegará que sou alemão e a França me declarará cidadão do mundo. Mas, se for provado que a minha teoria não é verdadeira, a França dirá que sou alemão e a Alemanha que sou judeu".

"Para me punir pelo meu desprezo pela autoridade, o destino fez de mim uma autoridade também".

"Como é que ninguém me entende e todo mundo gosta de mim?"

"Não tenho talentos especiais. Sou apenas apaixonadamente curioso".

"Meu trabalho aqui está acabado".
Disse enquanto agonizava. Arquivo Einstein, 39-095

"Para alguém curvado pelos anos, a morte vem como um alívio. Sinto isso muito fortemente agora que eu mesmo estou velho e vejo a morte como uma velha dívida a pagar, finalmente. Ainda assim, instintivamente, fazemos de tudo para adiar esse último dever. Este é o jogo que a natureza joga conosco".

"Quero ser cremado para evitar que as pessoas venham idolatrar os meus ossos".

"A maioria dos professores perde tempo fazendo perguntas que visam descobrir o que o aluno não sabe, quando a verdadeira arte consiste em descobrir o que o aluno sabe ou é capaz de saber".

"Aprender fatos não é importante para uma pessoa. Não é para isso que ela precisa de educação. Os fatos, ela pode obter nos livros. O valor da educação num colégio de artes liberais não é ensinar muitos fatos, mas treinar a mente para pensar algo que não pode ser aprendido nos livros".

"Nunca veja o seu estudo como um dever, mas como a invejável oportunidade de aprender a conhecer a influência liberadora do espírito parar o seu próprio prazer e para o aproveitamento da comunidade à qual seu último trabalho pertence".

"O ensino deveria ser tão bom a ponto de ser visto como um valioso presente e não como um duro dever".

"Temos que fazer o melhor que pudermos. Essa é a nossa sagrada responsabilidade humana".

"Todos nós recebemos alimentos e habitações graças ao trabalho de nossos semelhantes. Devemos pagar honestamente por isso. Não apenas com o trabalho que escolhemos para satisfazer nossas ambições íntimas, mas com o trabalho que, de acordo com a opinião geral serve à comunidade. De outro lado, transformamo-nos em parasitas, não importa quão insignificantes sejam nossas necessidades".

"Se não há um preço a ser pago, também não há valor".

"Somente a vida vivida para os outros vale a pena".

"Estranha é a situação aqui na Terra. Cada um de nós vem para uma curta visita sem saber a razão, embora algumas vezes o propósito pareça ser divino".

"As coisas mais preciosas da vida não são aquelas que se compra com dinheiro".

"Se você quer viver uma vida feliz, associe-a a um ideal, não a pessoas ou coisas".

"A ciência sem a religião manca. A religião sem a ciência é cega".

"Sou um descrente profundamente religioso. De certa forma, é uma nova religião".

"Onde há amor, não há imposição".

"Boas ações são como bons poemas. Às vezes são fáceis de fazer, mas nem sempre são compreendidas racionalmente".

"O eterno mistério do mundo é a sua compreensibilidade. ....O fato de ele ser compreensível é um milagre".

"Nunca faça nada contra a consciência, mesmo que a situação a exija".

"O importante é questionar sempre. A curiosidade tem sua própria razão de existir. Ninguém pode deixar de se espantar ao comtemplar os mistérios da eternidade, da vida, da maravilhosa estrutura da realidade. Simplesmente tentar compreender um pouco desse mistério, cada dia, já é suficiente. Nunca perca a sagrada curiosidade".

"Estou contente na velhice. Mantive o meu bom humor e não me levo à sério. Nem aos outros".

"Sempre amei a solidão, um traço que tende a aumentar com a idade".

"A imprensa, em sua maioria controlada por interesses adquiridos, tem uma influência excessiva na opinião pública".

"Todas as grandes conquistas da ciência começaram do conhecimento intuitivo, isto é, dos axiomas dos quais se tiram as deduções.... A intuição é a condição indispensável para a descoberta de tais axiomas".

"O que tenho a dizer sobre este livro pode ser encontrado dentro dele".

"O trabalho é a única coisa que dá substância à vida".

"É difícil dizer o que é verdade, mas às vezes é tão fácil reconhecer a falsidade".

CITAÇÕES ATRIBUÍDAS A EINSTEIN

"Sobrevivi a duas guerras, a duas mulheres e a Hitler".

"Não sei como será lutada a Terceira Guerra Mundial, mas sei como será a Quarta: com pedras e porretes".

"A imaginação é mais importante do que o conhecimento. O conhecimento é limitado; a imaginação envolve o mundo".

"É mais fácil desnaturar o plutônio do que desnaturar o espírito malígno do homem".

"Quando o besouro cego se arrasta sobre a superfície de um globo, não nota que o caminho que percorreu é curvo. Eu tive a sorte de notar isso".


Prof. Sérgio Torres 






Enter your email address: Delivered by FeedBurner



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres