O QUE ESPERAR DESTA OBRA
Esta
obra tem a pretensão de ser interativa, ou seja, vai além do texto e questões
que estão nela, de acordo com a demanda, links são criados e novos textos são
postados no meu blog e no meu canal do youtube. Com isso, não só há uma
complementação dos assuntos de requerem maior atenção e cuidado para uma melhor
explicação, como também a conexão com assuntos mais básicos que são necessários
para compreensão do texto ou exercícios. O aluno tem um canal direto com o
autor, cada aluno é um mundo e minha
vida é dedicada a você. Aproveite e bons estudos.
INTRODUÇÃO – APRESENTAÇÃO –
OBSERVAÇÕES
Você começar a estudar uma
ciência fascinante: a Física.
A Física é a ciência que mais tem
contribuído para o contínuo avanço tecnológico do mundo em que vivemos. Além de
buscar o conhecimento do Universo, ela se ocupa de todos os ramos da atividade
humana.
Para que a Física chegasse ao
estágio atual, inúmeras pessoas, ao longo dos séculos, refletiram, formularam e
testaram as mais variadas ideias, hipóteses e teorias para descrever e explicar
o comportamento da natureza. A soma de todas essas contribuições resultou numa
fantástica quantidade de conhecimentos acumulados.
Nenhuma obra que se proponha a
expor uma ciência de implicações tão importantes para nossas vidas como a
física pode ter estrutura fixa e definitiva. Além do seu conteúdo básico, ela
deve permitir a constante atualização deste conteúdo, de suas implicações
tecnológicas e da própria compreensão de como os conhecimentos da física têm
sido adquiridos.
Esta obra foi elaborada tendo como
perspectiva o conhecimento estruturado desde a Matemática básica necessária
para a compreensão do linguajar da Física como a evolução dos conceitos através
da história que nos levou a atingir o conhecimento que dispomos hoje até à
Matemática e a Física dos dois primeiros anos do Ensino Superior. É, portanto,
uma obra ambiciosa, o trabalho de uma vida dedicada à docência.
Dispondo de um núcleo científico
cercado pelos conhecimentos básicos necessários ao seu entendimento e almejando
atingir a estrutura básica da física, que atualmente está muito bem
estabelecida.
Utilizando a tecnologia atual que
vai “além da velocidade da luz” com seus recursos, quase que ilimitados e
utilizados a nosso favor, você pode ter uma obra que continuamente está sendo
atualizada, em outras palavras, o livro é dinâmico, nunca estático, como um
livro tradicional. No livro do Dr. Marcelo Gleiser, Criação Imperfeita, ele
cita que o bóson de Higgs está para ser descoberto e até profetiza que vai ser.
Sou um dos maiores fãs deste “astro” da nossa Física brasileira, temos
praticamente a mesma idade e ele conquistou muito mais que eu ainda sonho, no
entanto esse é um exemplo de um livro estático no tempo, ou seja, quando é
acabado não pode ser reescrito, não pode ele, um dos maiores Físicos do Brasil
de renome mundial, reescrever o livro que teve uma data para ser publicado. O
predicado deste tipo de obra é que ela nos diz o que estava ocorrendo numa
determinada época e se é excelente do ponto de vista histórico não é do ponto
de vista didático pois a Física se tornou tão dinâmica que não só o bóson de
Higgs foi realmente descoberto como muitas outras partículas foram achadas
desde 2006, quando o livro foi publicado e vários prêmios Nobel foram
conquistados por pesquisas feitas numa progressão geométrica desde então. O que
é mais fascinante na Física é que ela é tão dinâmica que o mundo que achamos
conhecemos hoje é sempre uma etapa para o que vamos conhecer em alguns anos,
meses, semanas ou até mesmo amanhã. Como Newton declarou que só chegou onde
chegou porque subiu em ombros de gigantes a Física é feita por gigantes, cada
um a seu tempo, para ser um degrau para nova Física que se inicia agora e a
cada segundo que se passa. Então para que uma obra não seja estática no tempo,
o que é talvez uma tarefa que se não for impossível, contém um desafio
inconteste, deve-se, estar em consonância com os mais avançados métodos de
interação com você, numa atualização constante que não atinge diretamente os
preceitos básicos da Física de imediato mas com toda certeza atinge o
conhecimento da Física de ponta, diariamente.
Através de quadros e “links”
destinados a complementar esse conteúdo básico. A pretensão é utilizar todos os
recursos computacionais atualmente disponíveis através de um texto que utiliza
o hipertexto como lugar comum para acessar: vídeos; simulações; sites; deduções; curiosidades; experimentos e tantos recursos quanto forem
necessários para a complementação do seu estudo. Citando apenas alguns
exemplos: 1- num texto que não ficou muito claro, que tal “clicar no link” para
uma explicação audiovisual? 2- Uma questão não muito bem entendida por que não
examinar o gabarito, a resolução escrita, uma vídeo-aula pertinente; um experimento ou até mesmo a dedução e a
evolução do conhecimento que nos fez chegar a tal conclusão? Isto para
mencionar apenas alguns recursos disponíveis, outros, os alunos atuais que
exploram e descobrem novos e estimulantes recursos, como se já nascessem com
essa habilidade “desde o ventre”, tem em mãos uma obra que não o faz perder
tempo em procura de artigo postado por leigos na internet com informações
equivocadas e que ferem conceitos básicos da matemática e da física. Foi feito
um levantamento e ficou constatado que as informações contidas na grande rede é
postada em até 90% por aventureiros ou por pessoas de pouca formação e que
causam um atraso enorme no seu aprendizado (falaremos sobre isso em alguns
vídeos e o quanto você é levado a achar que sabe alguma coisa porque postaram
uma “regrinha” para tornar o aprendizado mais fácil). Muitos fazem sucesso na
internet e tem muitos seguidores e fãs que saem sabendo que “raiz de a² é a e
que 0 elevado a 0 é indefinido” apenas porque é mais fácil para o aluno
aprender por regrinhas, ele sai com certezas sobre uma matemática e alguns
conceitos físico errados que vão seguir você para o resto da sua vida (só para
constar raiz de a² é módulo de a e 0 elevado a 0 é 1 – e não importa se é mais
difícil explicar o correto, mas deve ser feito) – “O maior inimigo do
conhecimento não é a ignorância mas a ilusão do conhecimento” – Stephen
Hawking. Como é fato que nem sempre a verdade prepondera contra a mentira, não
existe espaço, ou pelo menos não era para existir, no ramo das ciências exatas
para aventureiros. Você deve alicerçar seu conhecimento não apenas com a velocidade com que se querem as respostas
atualmente, mas com um texto preciso que contenham informações fidedignas,
confiáveis e abordadas de maneira estruturada, didática e que esteja de acordo
com o “seu” processo cognitivo. Permitindo, assim, que o estudo da física se
torne mais agradável, desafiador e a compreensão mais célere de forma fundamentada
e consistente.
São frutos da física moderna o
laser, os chips, os computadores, a biologia molecular e a maior parte das
conquistas da medicina atual. Por isso, dispomos ao longo de toda a obra os
recursos “ilimitados” de conhecimentos estruturados didaticamente a um “toque
de distância”.
Prof. Sérgio Torres
OBSERVAÇÕES:
1 – A OBRA ESTÁ DIVIDIDA EM 60
BLOCOS CUJOS CONTEÚDOS ESTÃO POSTADOS A SEGUIR. CADA AULA E CADA EXERCÍCIO
CONTÊM O NÚMERO DO BLOCO E O NÚMERO DA AULA OU EXERCÍCIO, TORNANDO-OS
IDENTIFICÁVEIS PARA CONSULTAS OU TIRA-DÚVIDAS.
2 – O CÓDIGO CITADO NO ITEM 1
SERVE PARA LOCALIZAÇÃO DE: Vídeos; artigos etc com contenham quaisquer relação,
como por exemplo: Curiosidades; História;
Física no Cotidiano; Grandes Experimentos da Física,
Aprofundamentos, Deduções, Discussões diversas; Ensaios; Biografias e outros assuntos pertinentes como:
resoluções, gabaritos, teoria, experimentos; através de hipertextos e links respectivos,
que estarão na obra em cor diferenciada e com o passar do mouse mostra a
presença do link respectivo
3 – A relação dos blogs, canal no youtube, grupos de estudo,
etc. etc. etc. etc.:
Grupo de estudo: https://www.facebook.com/groups/fisicaseculo21/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/fisicaseculo21
Email: sergiorbtorres@gmail.com
Skype (adicionar: fisicaseculo21)
Esta obra está dividida em 60
blocos e cada um deles pode ser adquirido separadamente, ou a obra completa,
atendendo as necessidades de cada aluno ou pessoa interessada rever cada bloco
específico ou estudar/rever os assuntos em sua totalidade. O conteúdo de cada
bloco é o que se segue:
BLOCO 01 – MATEMÁTICA FUNDAMENTAL 01 –
MATBAS01
Números; Os números naturais; Adição e suas propriedades; Subtração; Expressões aritméticas com adição e subtração;
Multiplicação; Expressões aritméticas; Divisão; Multiplicação por um número natural; Divisão por um número natural; Potência; Propriedades da potenciação; Os expoentes 1 e 0; Sistemas de numeração; Sistema de numeração decimal; Cálculo mental e propriedade distributiva
Sistema binário; Noções fundamentais de
Geometria; Divisibilidade; Números primos; Decomposição em fatores primos; Fatoração de um número; Divisores de um número; Como encontrar os divisores de um número; Máximo divisor comum; mdc de dois ou mais números naturais; Mínimo múltiplo comum; mmc de dois ou mais números; Regra da decomposição simultânea para achar o
mmc; Regra de fatoração para achar o mdc
e o mmc; Fração; Conceito de fração; Tipos de fração; Como transformar um número misto em fração
imprópria; Frações equivalentes; Conceito e reconhecimento; Como reconhecer frações equivalentes?; Simplificação
de frações; Como obter uma fração
irredutível; Redução de frações ao mesmo
denominador; Comparação de frações; Operações com frações; Adição e subtração; Multiplicação; Divisão; Potenciação; Fração decimal; Numeral decimal; Transformação de numeral decimal em fração
decimal; Transformação de fração decimal
em numeral decimal; Taxas porcentuais; Divisão; Divisões exatas; Divisões não exatas; Divisões com decimais; Regra prática para dividir dois numerais
decimais; Dízima periódica simples e
composta. Fração geratriz; Unidades de
comprimento; Unidade padrão de
comprimento; Múltiplos e submúltiplos; Mudanças de unidade; Poligonal; Características da poligonal; Classificação; Polígonos; O que é polígono; Vértices, lados e ângulos; Classificação; Nomes dos polígonos; Quadriláteros; Perímetro de um polígono; Curvas; Curvas abertas; Curvas fechadas; Interior e exterior; Convexidade; Unidades de área; Unidade padrão de área; Múltiplos e submúltiplos; Mudanças de unidade; Unidades agrárias; Áreas de alguns polígonos; Área do retângulo; Área do quadrado; Unidades de volume; Unidade padrão de volume; Múltiplos e submúltiplos; Mudanças de unidade; Volume do paralelepípedo; Volume do cubo; Unidades de capacidade; Mudanças de unidade; Unidades de massa; Unidade padrão de massa; Múltiplos e submúltiplos; Mudanças de unidade; Testes; Noções de estatística; Revendo porcentagens; Fazendo uma estatística; Planejamento; Coleta de dados; Apresentação: tabela e gráficos de colunas; Testes; Teste de Revisão Geral de Todo Conteúdo do
Bloco 01
BLOCO 02 – MATEMÁTICA
FUNDAMENTAL 02 – MATBAS02
Números positivos e números
negativos; Saldo: uma diferença que pode ser positiva, negativa ou nula Saldo
bancário; Os números inteiros; Os nomes dos números; Valor absoluto; Números opostos ou simétricos ; Adição de
inteiros; Somando inteiros; Somando inteiros positivos; Somando inteiros negativos; Somando inteiros de sinais contrários ; Propriedades
da adição; Propriedade comutativa; Propriedade associativa; Elemento neutro e existência do oposto; Subtração de inteiros; Cálculo da diferença; Multiplicação de inteiros; Multiplicando inteiros positivos ; Multiplicando
inteiros de sinais contrários ; Multiplicando inteiros negativos; Menos por menos dá mais; Multiplicando três ou mais inteiros ; Propriedades
da multiplicação; Propriedade comutativa;
Propriedade associativa; Elemento neutro; Menos por menos dá mais (definitivamente); Divisão
de inteiros; A divisão; Divisão de
inteiros; Matemática no tempo - Números
negativos; Geometria: ângulos e retas ; Ângulo; O que é ângulo ; Ângulos congruentes ; Medida de ângulo; Frações do grau; Medida de ângulo expressa por um número misto;
Adição de medidas de ângulos; Subtração de medidas de ângulos; Multiplicação de medida de ângulo por um
número natural; Divisão de medida de
ângulo por um número natural ; Ângulos adjacentes; Bissetriz de um ângulo; Semirreta interna a um ângulo; Bissetriz ; Retas perpendiculares; Classificação e relações entre ângulos; Ângulo reto ; Ângulo agudo ; Ângulo obtuso ; Ângulos complementares; Complemento ; Ângulos suplementares; Suplemento; Posições relativas de duas retas; Retas coplanares; Retas concorrentes; Retas paralelas; Ângulos de duas retas concorrentes; Propriedade dos ângulos opostos pelo vértice; Mais algumas conclusões ; Matemática no tempo — Ângulos e medida angular;
Números Racionais; Representação geométrica dos números racionais;
Os números racionais e a reta numérica ;
Comparação de números racionais; Adição e subtração de racionais; Adição; Propriedades da adição ; Subtração ; Soma algébrica; Multiplicação de racionais; Divisão de racionais; Divisão; Média aritmética e porcentagem; Média aritmética ; Porcentagem; Potenciação e radiciação; Potência de expoente natural; Calculando potência; Propriedades da potenciação; Simplificando multiplicações; Simplificando divisões; Revendo potência de expoente zero; Potência de expoente negativo; Raiz quadrada aritmética; Quadrados perfeitos ; Raiz quadrada; Geometria: áreas; Distâncias e áreas; Recordando áreas; Distância entre dois pontos; Raio: uma distância especial ; Distância entre um ponto e uma reta ; Distância entre duas retas paralelas .; Área do paralelogramo; Área do triângulo; Área
do losango; Área do trapézio; Equações e inequações; Noções iniciais de Álgebra;
Expressões contendo letras; Valor numérico de uma expressão ; Expressões
algébricas na Geometria; O que são monómios; Termos semelhantes; O que são
polinômios; Equações; Um caminho para descobrir um número desconhecido; Equação;
Raiz de uma equação; Como se acha a raiz?; Resolução de problemas; Empregando
equações; Com dobro, triplo ou quádruplo da incógnita; Com frações da incógnita;
Com opção na escolha da incógnita; Com detalhes na escolha da incógnita; Equações
aplicadas às sucessões de números; Equações aplicadas à Geometria; Desigualdades;
Propriedades das desigualdades; Inequações; Solução de uma inequação ; Como se
resolve uma inequação?; Matemática no tempo — Equações; Aritmética aplicada; Razões;
Proporções; Comparando sucessões de números ; Números diretamente proporcionais
; Proporção .; Fazendo mais comparações ; Números inversamente proporcionais ; Divisão
proporcional; Grandezas proporcionais; Correspondências entre grandezas ; Grandezas
diretamente proporcionais ; Grandezas inversamente proporcionais ; Regra de
três simples ; Grandeza proporcional a outras ; Regra de três composta; Juro
simples; Juro ; Taxa; Cálculo do juro; Cálculo do capital ou da taxa ou do
tempo ; Matemática no tempo – Juro; Estatística; Gráficos; Gráfico de colunas ;
Gráfico de barras ; Gráfico de setores; Comparando dois tipos de gráficos ; Gráfico
de linhas
BLOCO 03 – MATEMÁTICA
FUNDAMENTAL 03 – MATBAS03
Números reais; Revendo números; O
lado desconhecido ; Números naturais ; Números inteiros ; Números racionais; Os
números reais e a reta; Números inteiros ; Números racionais não inteiros ; Números
irracionais ; Números reais ; Operações em R ; Matemática no tempo — Números
irracionais; Potenciação e radiciação; Potência de base real e expoente inteiro;
Recordando potências; Cálculo de potências; Potências de 10 e a notação
científica; Raiz quadrada; Raiz quadrada aritmética; Lados do quadrado verde; Curiosidade:
como era a extração da raiz quadrada; Segmentos, ângulos e triângulos Segmentos;
Segmento de reta ; Transporte de segmentos ; Congruência de segmentos ; Medida
de um segmento ; Ponto médio de um segmento ; Uso do esquadro; Ângulos; Semi-reta;
O que é ângulo?; Transporte de ângulos; Congruência de ângulos; Medida e
congruência de ângulos; Nomes dados aos ângulos; Bissetriz de um ângulo; Semirreta
interna a um ângulo; Bissetriz; Retas coplanares; Retas coplanares ; Posições
relativas de duas retas ; Ângulos opostos pelo vértice (o.p.v.) ; Ângulos de
duas retas com ; uma transversal; Triângulos; Triângulo; Classificação dos triângulos ; Desigualdade
triangular; Soma dos ângulos de um triângulo; Experiências com geometria; Propriedade
da soma dos ângulos dos triângulos; Classificação dos triângulos quanto aos
ângulos; Congruência de triângulos; Fazendo experiências: medindo e recortando ;
Conceito matemático de congruência ; Casos de congruência; Pontos notáveis do
triângulo; Medianas e baricentro ; Bissetrizes e incentro ; Alturas e
ortocentro ; Mediatrizes e circuncentro; Triângulos isósceles. ; Triângulos
equiláteros; Triângulos isósceles ; Propriedades dos triângulos isósceles ; Propriedades
dos triângulos equiláteros ; Matemática no tempo — Origens da Geometria; Estatística;
Medidas estatísticas; Média aritmética; Média ponderada; Média geométrica; Cálculo
da média numa tabela de frequências; Moda; Mediana; Cálculo algébrico; Expressões
algébricas; Expressão contendo letras; Valor numérico; Polinômios; Operações
com polinômios; Adição; Subtração; Multiplicação; Divisão; Matemática no tempo – A álgebra
literal; Produtos notáveis e fatoração ; Produtos notáveis; Quadrado da soma de
dois termos ; Quadrado da diferença de dois termos ; Produto da soma pela
diferença de dois termos Identidades; Fatoração de polinómios; Uma fração
algébrica e sua simplificação ; Fatoração; Quadrados perfeitos ; Trinômio
quadrado perfeito ; Fatoração e resolução de equações; Quadriláteros; Quadriláteros:
noções gerais; Reconhecendo quadriláteros; Conceito e elementos; Perímetro; Quadrilátero
convexo e quadrilátero côncavo; Quadriláteros notáveis; Propriedades dos
quadriláteros notáveis; Paralelogramos ; Retângulos ; Losangos ; Quadrados ; Trapézio
isósceles ; Base média nos triângulos ; Base média nos trapézios ; Matemática
no tempo — Polígonos regulares; Equações e sistemas; Equações do 1º grau; Resolvendo
problemas; Equações impossíveis e equações indeterminadas; Equação do 1º grau; Sistemas
de equações; Problemas com duas incógnitas ; Método da adição Método da
substituição ; Interpretação geométrica ; Equação linear a duas incógnitas; Sistemas
impossíveis e sistemas indeterminados ; Matemática no tempo — Sistema de eixos
cartesianos; Inequações; Inequações do 1º grau; Inequações Representação na
reta ; Sistemas de inequações; Circunferência, arcos e ângulos; Circunferência
e círculo; Distância entre dois pontos; ; Circunferência; Posição de ponto e
circunferência; Círculo; Partes do círculo; Posições relativas de reta e
circunferência; Distância de ponto a reta; Posições relativas de duas
circunferências; Circunferências tangentes ; Circunferências externas ; Circunferências
uma interna a outra ; Circunferências secantes; Segmentos tangentes; Propriedades;
Circunferência inscrita em triângulo; Arcos de circunferência; Semicircunferência
; Ângulo central ; Arcos congruentes ; Medida de um arco; Ângulos inscritos em
circunferências; Medida do ângulo inscrito; Ângulo inscrito numa
semicircunferência; Ângulos excêntricos; Quadriláteros inscritíveis; Quadrilátero
inscrito em circunferência; Arco capaz; O que é arco capaz?
BLOCO 04 – MATEMÁTICA
FUNDAMENTAL 04 – MATBAS04
Radicais – Potências – Raízes - Raiz
quadrada - A equação x² = a - A raiz cúbica - A quarta potência e a raiz quarta
- Raízes aritméticas - A equação x" = a, n par - A equação xn = a, n
ímpar. - Operações com radicais - A diagonal do quadrado unitário - A diagonal
do retângulo 2 por 1 - Adição e subtração com radicais - Simplificando para
somar - Multiplicação e divisão com radicais - Potenciação e radiciação -
Potência de raiz - Raiz de raiz - Cálculo algébrico - Produtos notáveis
Trinômio do 2°grau – Equações - Equação do 2° grau - Temas de geometria -
Teorema de Tales - Comparando grandezas Razão de segmentos - Segmentos
proporcionais - Feixe de paralelas - Transversal do feixe - Paralelas
igualmente espaçadas Teorema de Tales – Semelhança - Semelhança de triângulos -
Relações métricas no triângulo retângulo - Razões trigonométricas no triângulo
retângulo - Relações em triângulos retângulos semelhantes. - Relações entre as
razões trigonométricas - Estatística e probabilidade - Noções de estatística -
Contagem e probabilidade - Polígonos e circunferência - Área do retângulo, do
quadrado e do paralelogramo - Comprimento da circunferência e do arco – Funções
- Tabelas, fórmulas e gráficos - Funções representadas por retas - Funções do
2°. Grau – Inequações - Relações métricas em um triângulo qualquer - Relações
métricas na circunferência
BLOCO
05 – CONJUNTOS E FUNÇÕES – CONJ_E_FUN
Noções de lógica; conjuntos; conjuntos numéricos; relações; funções; funções do 1º grau; funções do 2º grau; função modular; função composta e função inversa.
BLOCO
06 – FUNÇÃO EXPONENCIAL E LOGARITMOS – EXP_E_LOG
Potências; função exponencial; função logarítmica; equações e inequações logarítmicas; logaritmos decimais.
BLOCO
07 – TRIGONOMETRIA – TRIGONOMETRIA
Trigonometria no triângulo retângulo; trigonometria na circunferência (ciclo
trigonométrico, razões trigonométricas, relações fundamentais, arcos notáveis,
redução ao primeiro quadrante); funções
circulares (funções, transformações, equações, inequações, funções circulares
inversas); triângulos.
BLOCO
08 – SEQUÊNCIAS E SISTEMAS – SEQ_E_SIST
Sequências e progressões; matrizes; propriedades dos determinantes; sistemas lineares: método do escalonamento.
BLOCO
09 – COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE – COM_E_PROB
Princípios fundamentais da contagem; arranjos; permutações; combinações; desenvolvimento binomial; probabilidade em espaço amostrai finito.
BLOCO
10 – NÚMEROS COMPLEXOS – N_COMPLEXOS
Números complexos; polinômios; equações polinomiais; transformações; raízes múltiplas.
BLOCO
11 – GEOMETRIA ANALÍTICA – G_ANALÍTICA
O ponto; a reta; a circunferência; as cônicas; lugares geométricos.
BLOCO
12 – NOÇÃO DE DERIVADAS E INTEGRAIS –
DER_E_INT
Definição de limite; propriedades operatórias; definição de derivadas; cálculo de derivadas; estudo de funções; noções de integral definida.
BLOCO
13 – GEOMETRIA PLANA – GEOPLAN
Triângulos; paralelismo; perpendicularismo; circunferência; semelhança; relações métricas; áreas das figuras planas.
BLOCO
14 – GEOMETRIA ESPACIAL – GEOESP
Geometria de posição: paralelismo,
perpendicularismo, diedros, triedros, poliedros; geometria métrica: prisma, pirâmide, cilindro,
cone, sólidos semelhantes, superfície e sólidos de revolução, sólidos
esféricos.
BLOCO
15 – MATEMÁTICA FINANCEIRA - MATFIN
BLOCO
16 – CÁLCULO 1 – CALC-01
BLOCO
17 – CÁLCULO 2 – CALC-02
BLOCO
18 – FÍSICA BÁSICA 01 – FISBAS01
Unidades, Grandezas Físicas, Vetores,
Ordem de Grandeza, Algarismos Significativos e Notação Científica.
BLOCO
19 – FÍSICA BÁSICA 02 – FISBAS02
Movimento em uma Dimensão.
BLOCO
20 – FÍSICA BÁSICA 03 – FISBAS03
Movimento em Duas Dimensões.
BLOCO
21 – FÍSICA BÁSICA 04 – FISBAS04
Leis de Newton e suas Aplicações.
BLOCO
22 – FÍSICA BÁSICA 05 – FISBAS05
Trabalho e Energia.
BLOCO
23 – FÍSICA BÁSICA 06 – FISBAS06
Revisão e Avaliação do Conteúdo.
BLOCO
24 – FÍSICA BÁSICA 07 – FISBAS07
Momento Linear, Impulso e Colisões.
BLOCO
25 – FÍSICA BÁSICA 08 – FISBAS08
Cinemática do Movimento de Rotação.
BLOCO
26 – FÍSICA BÁSICA 09 – FISBAS09
Dinâmica do Movimento de Rotação.
BLOCO
27 – FÍSICA BÁSICA 10 – FISBAS10
Gravitação Universal.
BLOCO
28 – FÍSICA BÁSICA 11 – FISBAS11
Estática.
BLOCO
29 – FÍSICA BÁSICA 12 – FISBAS12
Aplicação Prática.
BLOCO
30 – FÍSICA BÁSICA 13 – FISBAS13
Movimento Harmônico Simples e
Elasticidade.
BLOCO
31 – FÍSICA BÁSICA 14 – FISBAS14
Ondas.
BLOCO
32 – FÍSICA BÁSICA 15 – FISBAS15
Mecânica dos Fluidos.
BLOCO
33 – FÍSICA BÁSICA 16 – FISBAS16
Temperatura e Calor.
BLOCO
34 – FÍSICA BÁSICA 17 – FISBAS17
Propriedades Térmicas da Matéria.
BLOCO
35 – FÍSICA BÁSICA 18 – FISBAS18
Lei do Gás Ideal e Teoria Cinética.
BLOCO
36 – FÍSICA BÁSICA 19 – FISBAS19
Calor.
BLOCO
37 – FÍSICA BÁSICA 20 – FISBAS20
Primeira Lei da Termodinâmica.
BLOCO
38 – FÍSICA BÁSICA 21 – FISBAS21
Segunda Lei da Termodinâmica.
BLOCO
39 – FÍSICA BÁSICA 22 – FISBAS22
Carga Elétrica e Campo Elétrico.
BLOCO
40 – FÍSICA BÁSICA 23 – FISBAS23
Lei de Gauss.
BLOCO
41 – FÍSICA BÁSICA 24 – FISBAS24
Potencial Elétrico.
BLOCO
42 – FÍSICA BÁSICA 25 – FISBAS25
Capacitância e Dielétricos.
BLOCO
43 – FÍSICA BÁSICA 26 – FISBAS26
Força Eletromotriz, Resistência e
Corrente Elétrica.
BLOCO
44 – FÍSICA BÁSICA 27 – FISBAS27
Circuitos de Corrente Contínua.
BLOCO
45 – FÍSICA BÁSICA 28 – FISBAS28
Revisão e Avaliação do Conteúdo.
BLOCO
46 – FÍSICA BÁSICA 29 – FISBAS29
Campo Magnético e Força Magnética.
BLOCO
47 – FÍSICA BÁSICA 30 – FISBAS30
Indução Eletromagnética.
BLOCO
48 – FÍSICA BÁSICA 31 – FISBAS31
Corrente Alternada.
BLOCO
49 – FÍSICA BÁSICA 32 – FISBAS32
Ondas Eletromagnéticas.
BLOCO
50 – FÍSICA BÁSICA 33 – FISBAS33
Revisão e Avaliação do Conteúdo.
BLOCO
51 – FÍSICA BÁSICA 34 – FISBAS34
Óptica Geométrica.
BLOCO
52 – FÍSICA BÁSICA 35 – FISBAS35
Interferência, Difração e Polarização.
BLOCO
53 – FÍSICA MODERNA 01 – FISMOD01
Teoria da Relatividade
BLOCO 54 – FÍSICA MODERNA 02 – FISMOD02
Atomística e a Natureza Ondulatória
das Partículas.
BLOCO
55 – FÍSICA MODERNA 03 – FISMOD03
Mecânica Quântica.
BLOCO
56 – FÍSICA MODERNA 04 – FISMOD04
Cosmologia.
BLOCO
57 – FÍSICA ADENDO 01 – ADENDO01
Análise Dimensional.
BLOCO
58 – FÍSICA ADENDO 02 – ADENDO02
Física Estatística
BLOCO
59 – EXERCÍCIOS ENVOLVENDO TODO CONTEÚDO– EX_XXXX_XXXXX
Questões envolvendo Todo Conteúdo (com
comentários, gabaritos e em VÍDEO-AULAS)
BLOCO
60 – CURIOSIDADES
BLOCO
61 – DICAS
BLOCO
62 – HISTÓRIA DA FÍSICA
BLOCO
63 – PERSONAGENS
BLOCO
64 – DEDUÇÕES
BLOCO
65 – EXPERIMENTOS HISTÓRICOS
BLOCO
66 – COMO RESOLVER PROBLEMAS DE FÍSICA E MATEMÁTICA
BLOCO
67 – DESAFIOS
BLOCO
68 – ENVIADO PELO ALUNO
BLOCO
69 – QUESTÕES DO ENEM E VESTIBULARES ATUALIZADAS
BLOCO
70 – FÍSICA ELEMENTAR 01
BLOCO
71 – FÍSICA ELEMENTAR 02
BLOCO
73 – FÍSICA ELEMENTAR 03
BLOCO
74 – FÍSICA ELEMENTAR 04
BLOCO
75 – ÁLGEBRA VETORIAL
BLOCO
70 – MECÂNICA QUÂNTICA AVANÇADA
BLOCO
71 – TERMODINÂMICA ESTATÍSTICA AVANÇADA
BLOCO
72 – ELETROMAGNETISMO AVANÇADO
BLOCO
73 – RELAÇÃO DOS VÍDEOS DISPONIBILIZADOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres