Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

terça-feira, 5 de março de 2019

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS BLOCO 39 – FÍSICA BÁSICA 22 – FISBAS22 – CARGA ELÉTRICA @fisicaseculo21

Princípio da Eletrostática

São dois os princípios fundamentais em que se baseia eletrostática:

• Princípios da atração e repulsão


Experimentos mostram que quando se aproximam duas partículas eletrizadas com cargas de mesmo sinal, ocorre a repulsão entre elas, mas se tiverem sinais opostos, ocorre a atração. Observe:
Então podemos enunciar:
Partículas eletrizadas com cargas de mesmo sinal se repelem e com cargas de sinais opostos se atraem.

• Princípio da Conservação da Carga

Essa propriedade nos diz que:

“A carga elétrica total, num sistema eletricamente isolado, nunca varia”.

Um sistema eletricamente isolado é aquele que não realiza trocas de cargas com o meio exterior.
A propriedade da conservação da carga elétrica pode ser expressa matematicamente através da equação:
Suponha que tenhamos três corpos A, B e C, eletrizados com cargas Qa, Qb e Qc, e admitirmos uma troca de cargas para Qa’, Qb’ e Qc’, a carga elétrica total antes (ΣQ = Qa+ Qb+ Qc) é igual à carga elétrica total (ΣQ=Qa’+Qb’+ Qc’) depois, sabendo-se que o sistema é eletricamente isolado.

Processos de eletrização

A eletrização é o fenômeno através do qual é fornecida carga elétrica a um corpo eletricamente neutro.

O processo oposto ao da eletrização é chamado neutralização ou descarga do corpo.

Existem diversos processos de eletrização. Iremos estudar a seguir os mais comuns:

Eletrização por atrito

Experimentalmente comprova-se que ao atritarem dois corpos neutros de materiais diferentes, um deles retira elétrons do outro, ficando eletrizado com carga negativa enquanto o outro (o que perdeu elétrons) ficará com carga positiva. Mas a carga de cada corpo dependerá do material de que é feito. Dependerá da intensidade da ligação entre o núcleo e o elétron. Para isto usamos uma tabela de alguns materiais chamada triboelétrica que ordena os materiais da seguinte forma:

Quando dois materiais são atritados entre si, aquele que ocupa a posição superior na série é o que perde elétrons, eletrizando-se positivamente.

Conclusão: na eletrização por atrito os corpos se eletrizam com mesma carga em módulo mas com sinais contrários.

Eletrização por contato

Se corpos condutores forem colocados em contato, estando ao menos um deles eletrizado, ocorrerá uma redistribuição de carga entre eles.

Lembre-se que, nos condutores, as cargas livres tendem a se distribuir sobre toda sua superfície externa, de forma a minimizar a repulsão entre elas. Assim, ao colocarmos dois condutores em contato, as cargas “enxergarão” o conjunto como uma única grande superfície externa, sobre a qual elas irão se distribuir. No caso de tais condutores serem esféricos, a distribuição das cargas sobre eles se dará proporcionalmente ao raio das esferas.

Se um dos corpos estiver neutro, o contato resultará em sua eletrização, pois as cargas em excesso do(s) outro(s) condutor(es) se distribuirão sobre toda a superfície dos corpos em contato.


Outro caso que deve ser mencionado é quando colocamos “n” condutores esféricos idênticos, com cargas iniciais q1, q2, ..., qn, em contato simultâneo, e depois os separamos. Ora, para as cargas elétricas, todos os condutores em contato formam um único grande condutor, e a carga líquida resultante irá se distribuir sobre toda essa superfície. Como as esferas são idênticas, podemos escrever que a carga final q, em cada esfera, após a separação, será dada por:

q = (q1 + q2 + ... + qn) / n

Agora, consideremos que nosso planeta tem a forma esférica.

Acabamos de ver que, no processo de eletrização por contato entre dois condutores esféricos, as cargas livres se distribuem proporcionalmente ao raio das esferas. Ora, o raio da terra é milhões de vezes maior que o de um condutor eletrizado de tamanho convencional. Logo, ao colocarmos um condutor eletrizado em contato com a Terra, as cargas livres passarão à Terra.

Ou seja: Sempre que um condutor isolado for ligado à Terra, suas cargas serão neutralizadas.

Por outro lado, sabemos que, ao inserir cargas num material isolante, ela ficará restrita à área de inserção e não irá se distribuir por toda sua superfície. Logo, se, no processo de eletrização por contato, um dos corpos for isolante, as cargas que ele receber ficarão restritas à área de contato.

Conclusão: na eletrização por contato, se os corpos forem idênticos, ficarão eletrizados com cargas de mesmo módulo e mesmo sinal. Se não forem idênticos, as cargas não serão de mesmo módulo, mas os sinais serão os mesmos.

Eletrização por indução

O corpo condutor B, abaixo, está, inicialmente, eletricamente neutro. A aproximação do corpo A, eletrizado positivamente, irá exercer uma atração sobre os elétrons livres de B, fazendo com que eles se acumulem na extremidade próxima a A, como na figura abaixo. Embora B continue neutro, ocorreu nele uma separação de cargas.

O processo de separar cargas em um condutor através da aproximação de um corpo eletrizado é chamado indução eletrostática. A é chamado de indutor, e B de induzido.

Agora, mantendo o indutor A próximo a B, iremos ligar B, através de um fio metálico, à Terra. Com isso, os elétrons livres da Terra passarão para o condutor, neutralizando a carga positiva que nele existia.

Assim, ao retirarmos a ligação de B com a Terra, e afastarmos o indutor, a carga negativa que havia sido induzida em B irá se distribuir por toda sua superfície.

A figura a seguir ilustra o processo análogo, onde o indutor estava carregado negativamente, e o aterramento neutraliza a carga negativa induzida, através da passagem dos elétrons livres do induzido para a Terra.
A carga final adquirida pelo corpo induzido tem sinal contrário à carga do indutor.

Note que, independente da porção do condutor em que o fio terra for ligado, o resultado do processo de eletrização por indução será o mesmo. Por exemplo, se no caso acima ligássemos o fio terra no lado da esfera próximo ao indutor, isso não alteraria a carga final adquirida pelo induzido, pois o indutor mantém as cargas de sinal oposto ao do induzido.

A indução pode ser parcial ou total. O valor absoluto da carga induzida é tanto maior quanto maior for a carga indutora e quanto mais próximos estiverem indutor e induzido.

Quando a carga induzida for, em valor absoluto, igual à carga indutora, dizemos que houve indução total. Ocorrerá indução total, quando o induzido envolver totalmente, ou quase totalmente, o indutor.

Um corpo neutro é atraído por um corpo eletrizado, como já foi visto.


Aproximando-se da esfera metálica indicada na figura ao lado um corpo eletrizado, ocorrerá indução elétrica na superfície da esfera metálica.

Já sabemos que, devido a Lei da Conservação da Carga, a parte da esfera próxima ao corpo eletrizado assume uma carga q de sinal contrário ao da carga do corpo eletrizado; a parte da esfera diametralmente oposta adquire uma carga +q. Logo, surgiria uma força de atração entre o corpo eletrizado e a esfera metálica eletricamente neutra.

Polarização de Isolantes

Sabemos que, na natureza, existem moléculas polares e apolares, dependendo da distribuição geométrica das cargas elétricas na molécula.

Imagine um corpo isolante, cujas moléculas são polares, livres de quaisquer influências elétricas.

Suas moléculas, como pode ser visto na figura, estão distribuídas aleatoriamente.

Ora, a aproximação de um corpo eletrizado a esse isolante fará com que as cargas do condutor atuem sobre as moléculas do isolante. Essa interação fará com que as moléculas do isolante se orientem.

A figura ilustra o fato:

Isso caracteriza uma polarização do isolante, pois aparecerá em sua extremidade A uma carga (no exemplo, acima negativa) e em B uma carga de sinal contrário (no exemplo acima positiva).

Tal fenômeno ocorreria mesmo se as moléculas fossem apolares, pois a presença de um corpo indutor as tornaria polarizadas.

Detectores eletrostáticos

Um detector eletrostático, ou eletroscópio, é um aparelho que tem como função indicar a existência de cargas elétricas, determinando se um corpo está ou não eletrizado, sem alterar sua possível carga. Suas formas mais comuns, que se baseiam no princípio da indução eletrostática, são o pêndulo eletrostático o eletroscópio de folhas.

Pêndulo Eletrostático


A esfera suspensa pelo fio está eletricamente neutra. Se for aproximado dela um corpo eletrizado, ela sofrerá indução eletrostática e será atraída pelo corpo, indicando que o corpo em que foi aproximado está carregado.

Sabendo que o corpo está eletrizado, podemos realizar um procedimento para determinar qual o sinal de sua carga.

Inicialmente iremos eletrizar a esfera suspensa do pêndulo com uma carga de sinal conhecido. Por exemplo, negativa.

Então, iremos aproximar novamente o corpo em estudo do pêndulo. Caso o pêndulo seja repelido, saberemos que o corpo possui carga de mesmo sinal da carga da esfera (no caso, negativa).

Se, por outro lado, o pêndulo for atraído pelo corpo, estará evidenciado que o corpo possuía carga de sinal oposto à carga do pêndulo (no caso, positiva).

Eletroscópio de Folhas

O eletroscópio de folhas consiste de uma esfera condutora ligada por uma barra condutora a finas lâminas móveis, também condutoras.


Ao aproximarmos da esfera um corpo eletrizado, ele induzirá a esfera, a barra e as lâminas, gerando um acúmulo de cargas de sinal igual à do objeto nas folhas. Esse acúmulo de cargas gerará repulsão eletrostática, fazendo as folhas se afastarem.
Para determinarmos, com o uso do eletroscópio, o sinal das cargas presentes num corpo conhecidamente eletrizado, procederemos de maneira semelhante ás que fizemos com o pêndulo eletrostático.

Iremos, inicialmente, carregar o eletroscópio de folhas com uma carga de sinal conhecido (por exemplo, negativa). Isso irá fazer as folhas do eletroscópio se afastarem. A seguir, aproximamos o corpo em estudo da esfera do eletroscópio. Se o corpo possuir cargas de sinal igual à do eletroscópio (no caso, negativa), ele induzirá mais cargas desse sinal nas folhas, aumentando sua abertura.

Caso a carga do corpo seja oposta à carga do eletroscópio (no caso, positiva), ela reduzirá a indução sobre as folhas, diminuindo sua abertura.

QUESTÕES COMENTADAS E EXPLICADAS EM VÍDEO (É SUGERIDO TENTAR FAZÊ-LAS SEM OLHAR A RESOLUÇÃO, PARA QUE VOCÊ POSSA PRATICAR SEU ESTUDO, CASO NECESSÁRIO REVEJA A MATÉRIA. E CASO TENHA DÚVIDAS NAS QUESTÕES COLOCADAS OU QUAISQUER OUTRAS QUE ENCONTRE NOS SEUS ESTUDOS E CASO TENHA DIFICULDADES E QUEIRA UMA MÃOZINHA POSTE A QUESTÃO NO GRUPO QUE O MAIS BREVE POSSÍVEL UM VÍDEO A RESPEITO DA SUA QUESTÃO SERÁ PRODUZIDO. OBRIGADO)


BLOCO39-FISBAS22-QUESTÃO-0001- Carga Elétrica

Determine a carga elétrica de um condutor que, estando inicialmente neutro, perdeu 5,0 x 10^13 elétrons.

Solução: Como o corpo perdeu elétrons, sua carga é positiva. A carga de cada elétron é de 1,6x10^-19 C, então a quantidade total de carga perdida, tornando o condutor carregado positivamente é de Q = n.e = (5,0 x10^13) x (1,6 x10^-19C  ) = 8 x 10^-6C 




BLOCO39-FISBAS22-QUESTÃO-0002- CARGA ELÉTRICA

Três esferas idênticas A, B e C possuem cargas iniciais QA = Q, QB = 2Q e QC = 3Q. As três são colocadas em contato e depois separadas. Calcule a carga final das esferas.

Solução: Temos: QA + QB + QC = QA’ + QB’ + QC’
A carga total inicial é QT = Q + 2Q + 3Q = 6Q. Como as esferas são idênticas, QA’ = QB’ = QC’.

Logo, QA’ + QB’ + QC’ = 3 QA’ = 6Q. Finalmente, QA’ = QB’ = QC’ = 2Q.






BLOCO39-FISBAS22-QUESTÃO-0003- ELETROSTÁTICA


(UFSM) Considere as seguintes afirmativas:
I. Um corpo não eletrizado possui um número de prótons igual ao número de elétrons.
II. se um corpo não eletrizado perde elétrons, passa a estar positivamente eletrizado e, se ganha elétrons, negativamente eletrizado.
III. isolante ou dielétricos são substâncias que não podem ser eletrizadas.

Está(ão) correta(s)
a) apenas I e II.                 b) apenas II.         c) apenas III.      
d) apenas I e III.               e) I,II e III.

Solução
I. Quando há equilíbrio o corpo está “neutro”, ou seja, possui o mesmo número de cargas positivas e negativas. VERDADEIRA
II. O desequilíbrio de cargas elétricas é que promove a eletrização de um corpo, tanto positivamente, quanto negativamente. VERDADEIRA
III. Corpo como o vidro, um dielétrico, pode ser eletrizado pelo atrito “esfregação” com a lã. FALSO.
Resposta letra (a)


BLOCO39-FISBAS22-QUESTÃO-0004- ELETROSTÁTICA
(UFSM) Uma esfera de isopor de um pêndulo elétrico é atraída por um corpo carregado eletricamente. Afirma-se, então, que:
I. o corpo está carregado necessariamente com cargas positivas.
II. a esfera pode estar neutra.
III. a esfera está carregada necessariamente com cargas negativas.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.                           b) apenas II.                   c) apenas III.  
d) apenas I e II.                    e) apenas I e III.

Solução
I. Não necessariamente, inclusive seria repelida caso o corpo carregado possuísse carga de mesma natureza. Mesmo estando descarregado o corpo carregado induziria a esfera de isopor polarizando-a e com isso a atraindo.
II. Pode, conforme explicado no item anterior.
III. Não, pois caso o corpo carregado estivesse com excesso de cargas negativas ocorreria repulsão.
Resposta letra (b)


BLOCO39-FISBAS22-QUESTÃO-0005- ELETROSTÁTICA
(UEL) Corpos eletrizados ocorrem naturalmente no nosso cotidiano.
Um exemplo disso é o fato de algumas vezes levarmos pequenos choques elétricos ao encostarmo-nos a automóveis. Tais choques são devidos ao fato de estarem os automóveis eletricamente carregados.
Sobre a natureza dos corpos (eletrizados ou neutros), Considere as afirmativas a seguir:
I. Se um corpo está eletrizado, então o número de cargas elétricas negativas e positivas não é o mesmo.
II. Se um corpo tem cargas elétricas, então está eletrizado.
III. Um corpo neutro é aquele que não tem cargas elétricas.
IV. Ao serem atritados, dois corpos neutros, de materiais diferentes, tornam-se eletrizados com cargas opostas, devido ao princípio de conservação das cargas elétricas.
V. Na eletrização por indução, é possível obter-se corpos eletrizados com quantidade diferentes de cargas.
Sobre as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a) apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) apenas as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
c) apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.
d) apenas as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
e) apenas as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

Solução
I. Correto, havendo desequilíbrio de cargas elétricas o corpo estará eletrizado.
II. Não necessariamente, caso o número de cargas elétricas de natureza positiva e negativa sejam iguais, o corpo estará neutro eletricamente.
III. Não necessariamente conforme explicado no item II.
IV. Correto, as cargas elétricas, geralmente elétrons, que saem de um corpo, e com isso desequilibra eletricamente este, vai para o outro corpo, tornando desequilibrado eletricamente com o mesmo número de cargas elétricas, ou seja, os dois corpos ficam igualmente desequilibrados eletricamente em número de cargas elétricas, porém com a natureza, sinal, de suas cargas diferentes.
V. Sim é possível. A influência depende da distância do indutor ao induzido, portanto quanto mais próximo o indutor mais cargas elétricas ele desequilibra no induzido, sem que haja alteração no número de cargas desequilibradas do indutor.
Resposta letra (b)

BLOCO39-FISBAS22-QUESTÃO-0006- ELETROSTÁTICA
Três pequenas esferas condutoras M, N e P idênticas, eletrizadas com cargas +6q, +q e – 4q, respectivamente. Uma quarta esfera Z, igual às anteriores, encontra-se neutra. Determine a carga elétrica adquirida pela esfera Z após contatos sucessivos com M, N e P, nessa ordem. 

Solução
Pela conservação das cargas elétricas temos:


BLOCO39-FISBAS22-QUESTÃO-0007- ELETROSTÁTICA
 (ITA) Um objeto metálico carregado positivamente com carga +Q é aproximado de um eletroscópio de folhas, que foi previamente carregado negativamente com carga igual Q.

I. À medida que o objeto for se aproximando do eletroscópio, as folhas vão se abrindo além do que já estavam.
II. À medida que o objeto for se aproximando, as folhas permanecem como estavam.
III. Se o objeto tocar o terminal externo do eletroscópio, as folhas devem necessariamente fechar-se.
Neste caso, pode-se afirmar que:
a) Somente a afirmativa I é correta.
b) As afirmativas II e III são corretas.
c) As afirmativas I e III são corretas.
d) Somente a afirmativa III é correta.
e) Nenhuma das afirmativas é correta.

Solução
Observe a figura:

I. À medida que o indutor se aproxima, haverá menos cargas elétricas negativas nas hastes do eletroscópio e, portanto haverá menor atração, com isso as hastes de aproximarão. FALSA.
II. Não conforme explicado no item anterior.FALSA.
III. Com o toque do objeto metálico ocorrerá a neutralização dos dois objetos e as folhas que pela ação gravitacional devem se fechar. VERDADEIRA.
Resposta letra (d)


BLOCO39-FISBAS22-QUESTÃO-0008- ELETROSTÁTICA

(FUVEST) Quando se aproxima um bastão B, eletrizado positivamente, de uma esfera metálica, isolada e inicialmente descarregada, observa-se a distribuição de cargas representada na figura.

Mantendo o bastão na mesma posição, a esfera é conectada à terra por um fio condutor que pode ser ligado a um dos pontos P, R ou S da superfície da esfera. Indicando por (→) o sentido do fluxo transitório (φ) de elétrons (se houver) e por (+), (-) ou (0) o sinal da carga final (Q) da esfera, o esquema que representa φ e Q é:


Solução
Observe a figura:

Qualquer que seja o ponto de ligação à Terra haverá indução para que elétrons carreguem a esfera, portanto o fluxo de elétrons é da Terra para a esfera e esta fica carregada negativamente.

Resposta letra (e)


BLOCO39-FISBAS22-QUESTÃO-0009- ELETROSTÁTICA
 (UEL) Um bastão isolante é atritado com tecido e ambos ficam eletrizados. É correto afirmar que o bastão pode ter:
a) Ganhou prótons e o tecido ganhou elétrons.
b) Perdido elétrons e o tecido ganho prótons.
c) Perdido prótons e o tecido ganho elétrons.
d) Perdido elétrons e o tecido ganho elétrons.
e) Perdido prótons e o tecido ganho prótons.

Solução
Normalmente as cargas que são facilmente retiradas ou transferidas de um corpo para outro são os elétrons.
Portanto, com o esfregaço é correto afirmar que o bastão pode ter perdido elétrons enquanto o tecido recebeu estes elétrons.
Resposta letra (d)


BLOCO39-FISBAS22-QUESTÃO-0010- ELETROSTÁTICA
 (AFA) Ao aproximarmos um condutor eletricamente neutro de um condutor eletrizado positivamente, sem que haja contato, observaremos que o neutro:
a) Fica com carga total positiva e é atraído pelo eletrizado.
b) Continua com carga total neutra e é atraído pelo eletrizado.
c) Fica com carga total positiva e é repelido pelo eletrizado.
d) Não é nem atraído nem repelido pelo eletrizado.

Solução
Como não há contato, não há transferência de cargas elétricas, portanto o corpo continua em sua totalidade neutro. Porém, há indução e as cargas elétricas ficam separadas com cargas de natureza diferente sendo atraída pelo bastão eletrizado.
Resposta letra (b)


BLOCO39-FISBAS22-QUESTÃO-0011- ELETROSTÁTICA
 (UFMG) Uma aluna com cabelos compridos, num dia bastante seco, percebe que depois de penteá-los o pente utilizado atrai pedaços de papel. Isso ocorre porque:

a) O pente se eletrizou por atrito.
b) Os pedaços de papel estavam eletrizados.
c) O papel é um bom condutor elétrico.
d) Há atração gravitacional entre o pente e os pedaços de papel.
e) O pente é um bom condutor elétrico.

Solução
Pela esfregação entre o pente e os fios de cabelos, ocorreu transferência eletrônica entre eles. Portanto, o pente ficou eletrizado. Os pedaços de papel, embora neutros, se polarizam com a proximidade do pente eletrizado.
Resposta letra (a)

BLOCO39-FISBAS22-QUESTÃO-0012- ELETROSTÁTICA

(AFA) Faz-se um experimento com quatro esferas metálicas iguais e isoladas uma da outra. A esfera possui carga elétrica e as esferas B, C e estão neutras. Colocando-se a esfera em contato sucessivo com as esferas B, C e D, a carga final de será:
a) Q/3              b) Q/4              c) Q/8             d) Q/9

Solução

BLOCO39-FISBAS22-QUESTÃO-0013- ELETROSTÁTICA

(UFPE/UFRPE) Duas esferas condutoras A e B possuem a mesma carga Q. Uma terceira esfera C, inicialmente descarregada e idêntica às esferas A e B, é colocada em contato com a esfera A. Depois de algum tempo a esfera C é separada de A e colocada em contato com a esfera B. Qual a carga final da esfera C depois de separada da esfera B?
a) 3Q/4             b) 2Q/4                 c) Q/4              d) Q/2            e) Q

Solução



BLOCO39-FISBAS22-QUESTÃO-0014- ELETROSTÁTICA

(UPE) Quatro corpos A, B, C e D formam um sistema eletricamente isolado. Inicialmente tem-se que QA = 6C, QB = -2C, QC = 4C e QD = - 4C.
O corpo A cede 2C ao corpo B e o corpo C cede 1C ao corpo D.
I II
0 0 O corpo B ficou eletricamente neutro.
1 1 A carga total após a transferência é de 4C.
2 2 A soma algébrica das quantidades de carga elétrica é constante.
3 3 O corpo A antes e depois, tem carga elétrica positiva.
4 4 Após a transferência de carga, os corpos C e D ficaram eletricamente positivos.

Solução
00 – Como o corpo B possuía –2C de carga elétrica, ao receber +2C, este ficou neutro. VERDADEIRO
11 – A soma das cargas elétricas antes e depois da transferência permanece inalterado – Princípio de conservação das cargas elétricas. Como a soma antes da transferência era QT=+6C–2C+4C–4C = +4C, esta permanece constante. VERDADEIRO.
22 – Correto, conforme elucidado no item anterior. VERDADEIRO.
33 – Correto, o corpo A tinha 6C ao ceder 2C ficou com 4C, carregado positivamente. VERDADEIRO.
44 – Não é verdade, após a troca de apenas 1C, o corpo C fica com +3C e o D com –3C. FALSO.
Resposta: VVVVF


BLOCO39-FISBAS22-QUESTÃO-0015- ELETROSTÁTICA

 (UPE) Em relação a um eletroscópio de folhas,
I II
0 0 É um aparelho destinado a verificar se o corpo está ou não magnetizado.
1 1 É um dispositivo básico, constituído de uma esfera metálica ligada por um condutor a duas lâminas metálicas delgadas, protegidas das perturbações causadas pelo ar por um recipiente de vidro.
2 2 Quando a sua esfera é tocada por um corpo eletrizado, as folhas, que normalmente pendem juntas na vertical, se afastam uma da outra.
3 3 É necessário que um corpo eletrizado realmente toque na esfera do eletroscópio, para que suas folhas metálicas se afastem.
4 4 Quando um bastão eletrizado por atrito com uma flanela é aproximado da esfera do eletroscópio, as folhas metálicas se repelem, porque adquirem, por indução, cargas de sinal opostas a do bastão.

Solução
00 – Se estiver ou não eletrizado seria o correto. Falsa.
11 – Esta é a descrição de um eletroscópio. Verdadeira
22 – O eletroscópio fica todo eletrizado com cargas de mesma natureza, o que faz com que as folhas sejam repelidas. Verdadeira.
33 – Não necessariamente, por indução cargas de uma natureza se armazenam na esfera metálica enquanto cargas de natureza oposta se armazenam nas duas folhas. Como as duas folhas ficam eletrizadas com cargas de mesma natureza, estas se repelem. Falsa
44 – Não. As cargas opostas ao bastão tendem a ficar próximas da esfera metálica, deixando cargas de mesma natureza do bastão nas lâminas metálicas. Falsa.
Resposta: FVVFF


BLOCO39-FISBAS22-QUESTÃO-0016- ELETROSTÁTICA

 (UNIFOR) Duas pequenas esferas idênticas estão eletrizadas com cargas de 6,0 μC e -10 μC, respectivamente. Colocando-se as esferas em contato, o número de elétrons que passam de uma esfera para a outra vale:
a) 5,0 x 10^13       b) 4,0 x 10^13       c) 2,5 x 10^13         
d)4,0 x 10^6          e) 2,0 x 10^6

Solução


                                                     Sergio Torres

                   



Curso De Física - Prof. Sérgio Torres                                       





Enter your email address:


Delivered by FeedBurner



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres