Um dos ídolos declarados de Steven Jobs, o engenheiro David Packard, nascido em 7 de setembro de 1912 em Pueblo, no Colorado (EUA). Foi na garagem da casa dele na avenida Addison em Paio Alto, na Califórnia, em 1939, que nasceu a Hewlett-Packard. O nome- HP ou PH -foi decidido no 'cara ou coroa', contou Packard em seu livro The HP Way, publicado em 1996. A companhia fundada por ele e pelo amigo e colega Bill Hewlett com um investimento inicial de US$ 538 é hoje a maior fabricante de computadores do mundo, presente em mais de 170 países.
Packard estudou em Stanford - formou-se em artes e fez mestrado em engenharia elétrica - e trabalhou na General Electric, em Nova York. Presidente da HP desde 1947, foi eleito CEO e presidente do conselho da empresa em 1964. Cinco anos depois, saiu da HP para ser o vice-secretário de defesa na primeira administração de Richard Nixon. Depois de renunciar ao cargo, voltou a ser presidente do conselho da HP em 1972.
Era um homem muito ativo, fazendo parte de diversas organizações profissionais e sociais, e também um filantropo. Em 1964 criou com a mulher a Fundação David e Lucile Packard que apoia universidades, programas para jovens, grupos comunitários, planejamento familiar e outros projetos "que dependem de financiamento privado e liderança voluntária", conforme o site da HP. Ao longo da vida Packard recebeu mais de dez prémios e distinções, entre eles a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação e a Medalha Presidencial da Liberdade, ambas em 1988.
Em 1989, a garagem em Paio Alto onde a HP começou foi nomeada "marco histórico" da Califórnia - o berço do Vale do Silício. Em setembro de 1993, Packard se aposentou do conselho da companhia, permanecendo como Presidente Emérito. Ele morreu em Stanford, em 26 de março de 1996, aos 83 anos.
Jobs, HP e a sede da Apple
Steve Jobs falou em mais de uma ocasião sobre a admiração que tinha pelos criadores da HP. Quando tinha 13 anos, telefonou para Bill Hewlett para pedir umas peças que faltavam para o frequenciômetro que estava montando. Recebeu até mais: ganhou também um emprego de verão na HP, o que adorou.
Jobs contou essa história em junho do ano passado durante uma reunião do conselho municipal de Cupertino. A Apple espera ver sua sede supermoderna na cidade pronta em 2015. Jobs disse que o terreno da nova sede tinha já sido escolhido pelos fundadores da HP - que construíram nele a divisão de sistemas da companhia -, por isso o local era "muito especial" e a Apple o tinha comprado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres