Há trinta anos, o CERN lançou a tecnologia World Wide Web, sem exigir taxas de utilização. Essa operação desencadeou o enorme crescimento da Internet tal como a conhecemos hoje.
Nasceram empresas como a Google e a Amazon. Mais tarde apareceram as redes sociais, os tweets a publicação de fotos online as festas de aniversário no Facebook, os encontros online, entre outras comodidades. A instituição europeia decidiu comemorar o lançamento voltando a publicar o primeiro site.
“Não há nenhum setor da sociedade que não tenha sido transformada pela invenção, num laboratório de física, da Internet”, disse Rolf Heuer, director-geral do CERN, num comunicado. “Desde a investigação, aos negócios e à educação, a Internet tem remodelar a nossa forma de comunicar, de trabalhar, de inovar e de viver. É um poderoso exemplo de como a investigação básica traz benefícios à humanidade”.
A World Wide Web foi lançada no CERN em 1989 pelo físico britânico Tim Berners-Lee. Originalmente foi desenvolvida para responder à necessidade de partilha de informações entre os físicos em universidades e institutos por todo o mundo. O grande factor de diferenciação foi a disponibilização da tecnologia gratuitamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres