Escrito em caracteres "alienígenas", ilustrado com esboços e datando de centenas de anos, o Manuscrito Voynich tem intrigado criptógrafos, historiadores e bibliófilos por séculos.
E agora o mistério finalmente chegou ao fim, de acordo com um empresário da Finlândia chamado Viekko Latvala, um auto-descrito "profeta de deus", que diz ter decodificado o livro e desvendado os segredos do manuscrito mais misterioso do mundo.
O sócio de Latvala, Ari Ketola, disse o significado dos personagens loucos que ele descreveu como "ondas sonoras e sílabas vocais".
"O livro é um trabalho de vida e publicação científica da medicina que ainda seria útil hoje", disse Ketola. "O escritor era um cientista de plantas, farmácia, astrologia e astronomia. Ele contém ... profetizar por algumas décadas e centenas de anos à frente a partir do momento em que foi criado."
Em outras palavras, o Manuscrito Voynich - que atualmente é mantido pela Biblioteca de Manuscritos e Livros Raros de Beincke da Universidade de Yale em New Haven, Connecticut - é um volume herbológico, algo que o escritor usou para rastrear as plantas e seus usos para fins científicos. ou para fins médicos. E uma profecia.
Latvala forneceu a seguinte tradução da planta 16152, que ele disse ser encontrada hoje na Etiópia:
"O nome da flor é Coração de Fogo.
Faz a pele bonita quando feita como uma pomada.
O óleo é pressionado pelos botões.
Esta pomada é usada para as rugas.
É adequado para os rins e a cabeça,
como a flor previne inflamações, é antibiótico.
A planta tem 10 centímetros de altura.
Ela cresce em inclinações quentes e secas.
A planta é verde brilhante pela sua cor ".
Então, como poderia Latvala decodificar um manuscrito que ainda impressiona os principais criptógrafos do mundo? É simples. Você só precisa ter uma linha direta com Deus.
"O Sr. Latvala disse que ninguém 'humano normal' pode decodificá-lo, porque não há código ou método para ler este texto, é uma linguagem de profecias", disse Ketola. "Esse tipo de pessoa é mais raro de existir, mas sempre esteve na face da Terra por milênios até hoje ... e o Sr. Veikko Latvala teve esse dom de misericórdia nos últimos 20 anos."
Vários dos principais criptógrafos se recusaram a comentar a alegação de Latvala, não querendo validar sua interpretação nem oferecer uma explicação contrária para o estranho livro. Ketola não explicou sua metodologia, mas ofereceu alguns insights sobre os personagens estranhos.
"A linguagem deste livro é bastante distorcida", disse Ketola. "As sílabas sonoras são uma mistura de espanhol e italiano, também misturadas com a linguagem que esse homem costumava falar. Sua própria língua era um raro dialeto babilônico que era falado em uma pequena área da Ásia."
O autor do Manuscrito Voynich não sabia escrever em nenhuma das línguas existentes, disse Ketola, então ele teve que criar seu próprio alfabeto e vocabulário. "Esse homem não sabia escrever nenhum idioma, então ele teve que inventar um escrito que ele pudesse ler / pronunciar", disse ele.
Ketola sugeriu que a linguagem também pode ter sido uma espécie de taquigrafia, em que o autor costumava fazer anotações para si mesmo.
Outro misterioso livro "alienígena" que ninguém pode ler foi desvendado no mês passado por Kevin Knight, um cientista da computação da Escola de Engenharia Viterbi da Universidade do Sul da Califórnia.
A Cifra de Copiale - um misterioso criptograma encadernado em papel brocado dourado e verde - é um documento codificado de 250 anos de idade. Ao decifrá-lo, Knight e seus colegas descobriram o funcionamento interno de uma sociedade secreta do século XVIII.
Knight se recusou a comentar sobre a descoberta de Ketola.
Prof. Sérgio Torres
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres