Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017


Hoje é o aniversário do matemático e astrônomo Joseph-Louis Lagrange, que nasceu em Turim, Itália, em 1736. 

Aos 18 anos, Lagrange publicou seu primeiro artigo matemático; Aos 19 anos, foi professor de matemática na Royal Artillery School de Turim. 

Devido às suas contribuições significativas em áreas como o cálculo de variações, a mecânica celeste (incluindo o problema dos três corpos) e a propagação do som, Lagrange logo estabeleceu uma reputação como um dos maiores matemáticos da Europa. 

Em 1766, Lagrange sucedeu seu conselheiro acadêmico, Leonhard Euler, como diretor de matemática na Academia de Berlim, onde ficaria nas próximas duas décadas. 

Em 1787 Lagrange mudou-se de Berlim para Paris, onde se tornou membro da Academia Francesa de Ciências. No ano seguinte, publicou um de seus mais importantes textos, Mécanique analytique, uma síntese inovadora dos 100 anos de pesquisa em mecânica desde Newton. 

Em 1808, Napoleão nomeou Lagrange para a Legião de Honra e fez dele uma contagem do império. Hoje os estudantes de física que aprendem a mecânica são ensinados o Lagrangian, que descreve o estado de um sistema físico dinâmico. 

Algumas sondas espaciais, incluindo o Telescópio Espacial James Webb, estão estacionadas em pontos Lagrangian, onde três corpos podem orbitar um ao outro, mas permanecer nas mesmas posições relativas.



Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
                                                     Sergio Torres

Siga-me, inscreva-se, assine etc. clicando nas figuras abaixo:

                   (GRUPO: MATEMÁTICA E FÍSICA)
Contato direto com o professor (SKYPE - fisicaseculo21):                                                 

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres