Um jovem bacteriologista, Alexander Fleming, realizou uma descoberta acidental que levaria a um dos maiores avanços da medicina moderna. Quando saiu de férias, ele deixou algumas placas com culturas de microrganismos em seu laboratório, em um hospital de Londres. Assim que voltou, reparou que uma das suas culturas de Staphylococcus tinha sido contaminada por um bolor e que em torno dele não havia mais bactérias.
Então Fleming e seu colega, Dr. Pryce, descobriram um fungo do gênero Penicillium, que produzia uma substância de efeito bactericida: a penicilina. Seus achados foram publicados em um dia como este, em 1929, quando sua descoberta foi apresentada como um método eficaz ao tratamento de infecções bacterianas. A penicilina está disponível como fármaco desde 1941, e foi o primeiro antibiótico a ser utilizado com sucesso.
Amplamente aplicada durante a segunda guerra mundial e as demais guerras subsequentes, além da população em geral, pode-se afirmar que este "acidente" salvou até bilhões de vidas no mundo inteiro até hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres