Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

20 erros comuns dos concurseiros



Ser um concurseiro está muito além de fazer provas de concursos, requer foco, disciplina e muita dedicação. Porém, ao longo do caminho, é comum que muitos concurseiros cometam erros que podem parecer pequenos ou nem ser percebidos, mas, ao final, podem fazer a diferença entre a classificação ou não. Por isso, conheça os 20 principais erros de concurseiros e cuide para não cometê-los em seus estudos!
  1. Esperar o edital para começar a estudar: Muitos concurseiros, mesmo sabendo que um concurso será aberto em uma época, esperam o edital ser publicado para começar a estudar. Em concursos públicos, você concurseiro, irá competir com milhares de outras pessoas nas mesmas condições e, por isso, não basta saber todo o conteúdo, mas é preciso que seja melhor que todos os outros e, por isso, quanto antes começar a estudar, melhor! Sem contar que muitos editais abrem com poucos meses antes da seleção e você não terá tempo para relembrar e aprender todos os conteúdos, especialmente para se preparar para a redação!
  2. Declarar informações falsas no edital: Você quer a isenção da inscrição ou entrar em algum sistema de cotas por acreditar que será mais fácil passar? Além de ser erradíssimo e passível de punição criminal, você estará correndo sérios riscos ao declarar informações falsas. Mesmo se você passar no concurso, as instituições checam todas as informações do candidato selecionado e se detectarem qualquer informação falsa, sua inscrição é imediatamente cancelada e você perde todos os esforços.
  3. Procrastinação: de todos, talvez esse seja o maior mal que atrapalha a vida de concurseiros de todos os tipos. Deixar as coisas para a última hora, seja a organização de documentos, seja o pagamento do boleto ou até mesmo a realização da inscrição. Então, além de correr o risco de enfrentar filas de bancos ou os locais de inscrição, você poderá perder tudo a qualquer imprevisto, como uma queda de sistema ou um documento pendente, por exemplo. Faça tudo com antecedência e garanta o seu lugar.
  4. Falta de organização nos estudos: Os estudos de um concurseiro tem um objetivo só: passar na seleção. Para que isso aconteça, você precisará dominar diversos assuntos e habilidades, como habilidade de interpretação de texto, de leitura crítica, de escrita e mesmo habilidade oral, em seleções que possuem avaliações orais. Para você dar conta de todas essas habilidades e conteúdos, precisará se organizar, estudar uma por uma, sem atropelar conteúdos ou deixar coisas para trás.
  5. Falta de rotina: Os conteúdos e estudos são muitos e, por isso, exigem que você dê uma prioridade especial. Se você não estabelece uma rotina de estudos, eles ficarão sempre “pra depois” ou o concurseiro estará sempre “cansado demais”, “compromissado demais” e vários outros “demais” que atrapalharão os seus estudos. Porém, estabelecer uma rotina, em que aquele momento é sagrado para os estudos, sem interrupções nem distrações lhe ajudará a aprender melhor, ter mais organização e mais clareza do próprio desempenho.
  6. Ficar só nos livros e artigos: Muita gente acredita que decorar livros os farão passar no concurso. De forma alguma. Hoje em dia, as provas estão cada vez mais críticas e analíticas, exigindo do concurseiro uma habilidade de análise e de pensamento que os livros sozinhos não dão conta de passar. Os livros e apostilas são ainda as melhores fontes de conteúdo para concursos, mas outros métodos, não somente te mostrarão outros ângulos de um mesmo tema, como podem facilitar a aprendizagem, especialmente para os concurseiros que tem dificuldades de concentração com livros, apenas. Invista em aulas, palestras, simulados, videoaulas e quaisquer outras oportunidades de estudar para concursos de forma mais dinâmica.
  7. Estudar tempo demais: Sim, muitos concurseiros erram por estudar tempo demais. Passam horas e horas em frente a livros, computador, mas não aprendem quase nada. Cada pessoa tem um ritmo de aprendizado e um tempo de concentração. Esse ritmo deve ser respeitado de forma a não tornar os estudos exaustivos, maçantes e pouco aproveitados. Vale muito mais estudar uma hora com qualidade do que quatro horas que acabam passando batidas ou extremamente estressantes. Lembrando sempre que tempos de estudo mais longos precisam de intervalos pequenos, de 10 a 15 minutos para descanso da mente. Experimente fracionar o tempo de seus estudos e você perceberá um aproveitamento muito maior.
  8. Não estudar para a redação: A redação é a avaliação mais importante para os concursos, sendo a única capaz de eliminar automaticamente um candidato ou definir em décimos de pontos a classificação ou não de alguém, porém, é também a avaliação mais negligenciada pela maioria dos concurseiros que perdem por não terem feito uma boa redação. Lembre-se que você pode perder em qualquer prova e fazer uma excelente redação que poderá quem sabe passar para a próxima fase, mas, se você fechar todas as provas e tirar menos de 6 na redação, já está eliminado. Os temas da redação são surpresa, mas são sempre temas relevantes socialmente e que sejam atuais, por isso, invista em leitura de revistas, artigos jornalísticos de diversas fontes diferentes, esteja sempre atualizado nos principais acontecimentos do mundo e com relação as críticas. Da mesma maneira, estude e pratique a escrita na norma culta da língua portuguesa no formato dissertativo argumentativo.
  9. Decorar demais e pensar de menos: Especialmente nas provas de redação, a capacidade de análise crítica é fundamental para a construção de uma boa argumentação. Se você escrever uma redação impecável, mas totalmente impessoal, isto é, sem nenhum posicionamento, apenas com a transmissão de informações prontas e decoradas, você não alcançará uma nota boa. Uma forma de desenvolver pensamento crítico é ler críticas de várias fontes e posicionamentos diferentes e treinar uma opinião própria. Lembre-se que o outro extremo também não é recomendável: posicionar-se não significa fazer uma redação totalmente pessoal.
  10. Não entender a estrutura e objetivos de uma redação: Muitas pessoas escrevem bons textos, com bom posicionamento, mas tiram nota baixa por falta de coerência. O objetivo de uma redação é a escrita de um texto dissertativo argumentativo, que tenha um posicionamento próprio, na seguinte estrutura: Primeiro Parágrafo: Introdução (problematização, pergunta) / Segundo, terceiro e quarto parágrafos: desenvolvimento do tema (diferentes pontos de vista, aprofundamento do tema) / Quinto parágrafo: Conclusão (retomada do questionamento inicial; posicionamento; proposta de solução). Dessa forma o texto terá começo, meio e fim, lembrando que quaisquer que sejam os posicionamentos, eles devem respeitar uma noção ética e de responsabilidade social.
  11. Não resolver provas anteriores: A melhor maneira de se preparar para aquele concurso dificílimo dos seus sonhos é responder as provas anteriores do mesmo concurso. Pessoas que não resolvem provas anteriores sempre encontram uma surpresa negativa na hora de responder e tendem a ficar mais ansiosas e ter mais dificuldades em resolver questões. Estudar para provas anteriores possuem uma série de vantagens, algumas dela são: você conhecerá o estilo de avaliação da banca; você saberá quais assuntos caem mais que outros; você irá testar o seu nível de preparação; você encontrará dúvidas e poderá resolvê-las; você se sentirá mais familiarizado com a avaliação, reduzindo a sua ansiedade no momento da prova.
  12. Não fazer revisões: Se você passar meses estudando diversos assuntos, certamente ao final, não lembrará dos primeiros assuntos tão bem quanto os últimos, o que pode prejudicar a sua avaliação. Por isso, não deixe de fazer revisões; aproximadamente 1 ou 2 meses antes da prova, fracione o tempo de seus estudos entre assuntos novos e revisões anteriores para ficar com tudo “fresquinho” na cabeça.
  13. Não ter bons hábitos de vida: Não perca noites de sono estudando, nem coma alimentos muito gordurosos ou leve um estilo de vida extremamente fatigante ou estressante, pois todos esses fatores prejudicam demais a sua capacidade de aprendizado. Procure manter uma boa rotina de sono e de alimentação, especialmente antes de estudar. Não deixe para estudar apenas quando você estiver cansado, pois cada um desses erros diminui a sua capacidade de aprendizado, de concentração e atenção e o seu tempo de estudo não será bem aproveitado. Se você trabalha o dia inteiro e só pode estudar à noite, quando está cansado, tente ao menos alternadamente, não estudar à noite, dormir mais cedo e acordar mais cedo no dia seguinte para estudar com a mente mais descansada. Acredite, faz a diferença!
  14. Não fazer exercícios físicos: Muitos concurseiros entram em um estado de estresse tão grande nos dias anteriores, na véspera e no momento da avaliação que acabam prejudicando o próprio desempenho de forma desastrosa! A prática regular de exercícios físicos melhora a respiração, o condicionamento e resistência do corpo. Nas vésperas de um concurso, pessoas que praticam atividades físicas regularmente tendem a se sentir menos estressadas e, no momento da prova, tem maior resistência à pressão do momento.
  15. Não planejar o trajeto: As cenas mais clássicas dos maiores concursos públicos são as das pessoas que chegam atrasadas, às vezes com um minuto de atraso, e não conseguem entrar para a sala. Esse é o maior medo de todo concurseiro. Por isso, se você não conhece o local da prova, vá até lá alguns dias antes, conheça o trajeto, as possibilidades de transporte, tempo e trânsito. Lembre-se sempre que vai ter sim congestionamento no dia do concurso e, por isso, saia com muito tempo de antecedência, planejando para chegar ao destino com pelo menos 40 minutos antes do fechamento dos portões.
  16. Cair em pegadinhas: Justamente por serem de caráter eliminatório, as provas de concursos são recheadas de pegadinhas. Muitas vezes, pela ansiedade do momento, pressa para terminar logo ou mesmo por falta de atenção, as pessoas caem nas pegadinhas de assuntos que elas de fato haviam estudado e perdem pontos por não interpretarem direito as questões. Uma dica é se esforçar para ler cada questão e alternativa pausadamente, de preferência, faça uma releitura da questão para confirmar se você entendeu corretamente.
  17. Não marcar as questões com atenção: da mesma forma como as pegadinhas podem atrapalhar sua classificação, o momento da marcação do caderno de respostas pode por tudo a perder. O caderno de respostas é insubstituível, qualquer rasura anula a resposta e, por isso, tenha muita, mas muita atenção na hora de marcar. Preferencialmente, marque tudo a lápis, confira e só assim passe para a caneta. Mesmo que leve um tempinho, esse cuidado pode fazer a diferença entre a sua classificação e desclassificação.
  18. Ter pressa para entregar as provas: Muitos concurseiros são extremamente afobados com o tempo de avaliação e querem entregar o caderno o mais rápido possível. Trabalhe a sua ansiedade e paciência. Se tiver com dificuldades para resolver alguma questão, passe para a seguinte e depois retorne, mas não fique “matutando” uma coisa que no momento não está dando certo. A pressa, nesse caso, é sim a maior inimiga da perfeição.
  19. Se desesperar: principalmente se houver alguma questão mais complicada, a medida que os colegas entregam as provas e a sala vai ficando vazia, muitos concurseiros tendem a se desesperar e achar que eles não são inteligentes o suficiente. Na verdade, quem entrega a prova antes provavelmente acha que sabe tudo ou acha que não sabe nada e desistiu ali mesmo, ou seja, são pessoas que tem poucas chances de se classificar. Se a sala estiver vazia, não se preocupe e concentre-se em sua avaliação, apenas.
  20. Dar ouvidos aos comentários dos outros: após a prova, é comum que muitos concurseiros discutam os resultados e até mesmo gente que não fez a seleção, começa a dar opinião sobre as questões. Especialmente em concursos que duram vários dias, dar ouvidos a esses comentários pode ser péssimo para a autoestima, pois sempre haverão pessoas que fizeram diferente e tem certeza de que elas estão certas e você, errado. Uma baixa autoconfiança, por sua vez, poderá atrapalhar o desempenho nas outras avaliações, o que é bastante prejudicial e injusto diante de todo o tempo que você dedicou aos estudos. Por isso, tente não dar tanta importância ao que essas pessoas falam, afinal, o que foi feito, já foi, e certamente você respondeu aquilo que achava correto no momento! Comemore o seu desempenho, a vitória de ter conseguido realizar o processo seletivo e espere os resultados em paz!



Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
                                                     Sergio Torres

Siga-me, inscreva-se, assine etc. clicando nas figuras abaixo:

                   (GRUPO: MATEMÁTICA E FÍSICA)
Contato direto com o professor (SKYPE - fisicaseculo21):                                                 

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres