Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

sábado, 28 de janeiro de 2017

TEORIA DAS CORDAS - O QUE É AFINAL?


Um dos objetivos da Física é encontrar uma única teoria que una todas as quatro forças da natureza. Estas são; eletromagnetismo, a gravidade e as forças nucleares fortes e fracas. Os dois primeiros são familiares. Eletromagnetismo é a força que mantém um ímã numa geladeira enquanto a gravidade está tentando "forçando" você a ficar na Terra.

A força nuclear forte é responsável por manter a parte central de átomos (seus núcleos) em conjunto, enquanto que a força nuclear fraca está envolvida no decaimento desses núcleos.

Na tentativa de amarrar todas as quatro forças juntas um monte de ideias interessantes e novas teorias têm sido propostas. Uma das mais promissoras dessas novas teorias é a teoria das cordas. Na tentativa de unir a gravidade com as outras três forças, a teoria das cordas nos obriga a mudar a forma como vemos o universo.

De acordo com a teoria de todas as partículas são efetivamente cordas vibrantes pequenas e cada tipo de vibração corresponde a uma partícula diferente. As diferentes partículas são como as diferentes notas que podem ser jogadas como se curvando numa corda de violino. No entanto, as cordas da teoria das cordas quase certamente não seriam parecidas como cordas de violino.

A teoria das cordas também nos obriga a aceitar a existência de dimensões extras no universo. Estamos familiarizados com as quatro dimensões usuais: acima-abaixo, frente-para trás, esquerda-direita e tempo, mas a teoria das cordas requer mais sete dimensões!
Um universo de onze dimensões parece estranho para nós, mas muitos físicos acham que essas dimensões extras são possíveis e estão procurando maneiras de detectá-las.

A tentativa de unificar as quatro forças da natureza é uma das áreas mais excitantes da física e estaremos inseridos neste universo se for bem-sucedida. Bem, a maneira que vemos o universo será modificada se é a teoria das cordas ou algum outra teoria seja bem sucedida. Por outro lado, há a possibilidade de que não existir uma, a teoria que pode descrever todas as forças da natureza de uma forma limpa e arrumada como gostaríamos.

Independentemente do resultado, cientistas de todo o mundo vão continuar a trabalhar em conjunto para descobrir o que poderia ser a teoria afinal de tudo.


Forte abraço,
                                                     Sergio Torres

Siga-me, inscreva-se, assine etc. clicando nas figuras abaixo:

                   (GRUPO: MATEMÁTICA E FÍSICA)
 Mais informações contate via SKYPE - contato: fisicaseculo21                                                 

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres