Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Cuba tem uma vacina contra o câncer de pulmão - e agora o resto do mundo quer


Durante 55 anos, os EUA colocou um embargo comercial para punir em Cuba, em torno do qual a economia local tem lutado para crescer. Agora, as marés se voltaram, e com a administração Obama se movendo para remover o embargo, os cientistas em os EUA estão ansiosos para colocar as mãos em uma vacina contra o câncer de pulmão desenvolvido pela pequena nação-ilha.

Como parte de um acordo firmado no mês passado em Havana, uma vacina contra o câncer de pulmão desenvolvida pelo Centro de Imunologia Molecular de Cuba será testado nos EUA pelo Instituto do Câncer Roswell Park. 
O objetivo? Para obter a chamada vacina 'Cimavax ", aprovado pelo os EUA Food and Drug Administration (FDA). Com pesquisas que sugerem que a vacina é barata em sua produção e tem baixa toxicidade, CEO do Roswell Park, Candace Johnson, disse Neel V. Patel na Wired, é "uma perspectiva muito emocionante."

Com a ajuda do Centro de Imunologia Molecular, Johnson espera obter aprovação para testar Cimavax nos próximos seis a oito meses, e para começar os ensaios clínicos em um ano.

Enquanto os cubanos têm vivido em situação de pobreza relativa, com escassez de oferta drásticas e trabalhadores ganhando US$ 20 por mês, o seu sistema médico é de classe mundial. Apesar de gastar muito menos do que os EUA por pessoa em cuidados de saúde, a expectativa de vida é a mesma. Johnson explica a Wired: "Eles tiveram que fazer mais com menos assim eles tiveram que ser ainda mais inovadores com a forma como eles abordavam as coisas há mais de 40 anos, eles tiveram uma comunidade imunologia preeminente.".

Depois de uma epidemia de dengue que atingiu quase 350.000 cubanos em 1981, os irmãos Castro fizeram da medicina preventiva uma prioridade. Chamado A Frente Biológica, o esforço de guerra fora travada, focando agências específicas no sentido de alcançar objetivos específicos. Eles conseguiram produzir interferon - uma proteína importante na imunidade -, bem como criaram vacinas eficazes contra a meningite B e hepatite B.

Em um país conhecido por charutos, não é surpresa que o câncer de pulmão é uma das principais causas de morte em Cuba - a quarta principal causa de morte em Cuba, de acordo com Patel na Wired. Assim, pelos últimos 25 anos, eles foram desenvolvendo Cimamax, que agora está disponível gratuitamente para os cubanos. "[A] ensaio de Fase II a partir de 2008 mostrou que os pacientes com câncer de pulmão que receberam a vacina viveram uma média de quatro a seis meses mais do que aqueles que não o fizeram". Isso levou o Japão e alguns países europeus a se interessarem pela droga também.

A droga em si está longe de ser perfeita e, atacando uma proteína da célula em vez do tumor diretamente, pode ter efeitos secundários graves, incluindo - de todas as coisas - um maior risco de cancro. Também não é uma cura, ou uma medicação preventiva, mas uma forma de gerir a doença. Mas os cientistas Roswell Park têm a esperança de pesquisar a vacina a mais para ver se ela pode fazer mais do que isso - eles acham que poderá ser útil para outros tipos de câncer, incluindo o de próstata, mama, cólon, pâncreas e outras formas.

Os cubanos também têm outra vacina contra o câncer de pulmão potencial chamado Racotumomab, que supostamente interrompe um lipídio especial nas membranas das células do tumor.


Portanto, agora os pesquisadores nos EUA estão esperando a quebra do embargo que vai acontecer mais cedo ou mais tarde, para investigação mais colaborativa. Eles podem ser capazes de aprender muito com os médicos de Cuba que, por necessidade, foram forçados a inovar.

Source: Wired



Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes

                                                     Sergio Torres

link para  Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para  APOSTILAS 
link para FIQUE POR DENTRO 

AULAS DE FÍSICA DIRETAMENTE COM O PROFESSOR PELO SKYPE - QUATRO PRIMEIROS ENCONTROS SEM COMPROMISSO PARA MÚTUA AVALIAÇÃO
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres