Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

terça-feira, 12 de maio de 2015

FALANDO SÉRIO: É POSSÍVEL VOLTAR NO TEMPO? (O QUE DIZEM OS FÍSICOS)


por Tim Whitwell

Máquinas do tempo são comumente vistos em filmes de ficção científica e livros, mas ninguém sabe como construir uma.

No entanto, é possível retardar o tempo de viagem muito rápida em relação a alguém estacionário. Isto foi previsto pela teoria da relatividade de Einstein no início do século 20 e desde então tem sido provado muitas vezes.

Um dos melhores exemplos disso foi demonstrado por colocar um relógio muito preciso a bordo de um jato de passageiros. Outro relógio idêntico foi mantido no chão e sincronizado com o relógio no avião. Depois de uma série de vôos de longa distância os dois relógios foram comparados e aquele que estava no avião marcou um intervalo de tempo menor do que relógio que tinha ficado no chão. A diferença entre os dois relógios foi exatamente a diferença previstos pela teoria de relatividade.

É importante compreender que este abrandamento do tempo depende da velocidade a que circula em relação a outra pessoa. Nenhum dos passageiros do avião teria notado nada de estranho - na medida em que estão em fase com o seu próprio tempo, como de costume. É somente quando eles saem do avião e comparam os seus relógios com alguém estacionário em relação a eles é que eles percebem a diferença.

Jatos de passageiros voam a cerca de 960 quilômetros por hora, o que parece bastante rápido. No entanto, após a experiência descrita acima a diferença no tempo entre os dois relógios era menos do que um bilionésimo de um segundo.

Se você pudesse viajar a velocidades próximas da velocidade da luz (cerca de 300.000 quilômetros por segundo) tempo iria abrandar significativamente, a partir da perspectiva de alguém que não estaria se movendo. Infelizmente não sabemos como construir foguetes que rápidos!


Tim Whitwell é um engenheiro de pesquisa que trabalha em Hong Kong. Ele usa seu conhecimento de física para estudar acústica, design eletromagnética e mecânica. Ele era um perito residente na "Big Bang Blogs" por mês, e os alunos das escolas tiveram a chance de lhe fazer algumas perguntas sobre a sua vida, o universo e tudo mais.

Bem, de qualquer forma, a teoria aceita é que se for possível você entraria num universo paralelo, pois se a sua volta fosse para o mesmo universo que você vive, você poderia matar sua mãe e nunca ter existido para poder voltar e fazer este feito. Este paradoxo dificilmente será quebrado no seu próprio universo.

Também existe a questão de não sermos visitados por nossos descendentes do futuro, será que não somos interessantes para sermos visitados?


Forte abraço,
                                                     Sergio Torres

Siga-me, inscreva-se, assine etc. clicando nas figuras abaixo:

                   (GRUPO: MATEMÁTICA E FÍSICA)
 Mais informações contate via SKYPE - contato: fisicaseculo21                                                 

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres