Seguidores

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Moscas são inteligentes e reconhecem a passagem do tempo



Moscas são mais espertas do que se pensava. 

Segundo a pesquisa, publicada na Cell Press Current Biology em 28 de maio, as moscas de fruta sabem que horas são. 

Além do mais, os insetos podem aprender a formar diferentes aromas através do açúcar e dependendo da hora podem escolher mentol na parte da manhã e cogumelos na parte da tarde.

Os pesquisadores dizem que os resultados mostram as habilidades mentais surpreendentes destes animais, não importa quão pequena sejam.

"Se até mesmo a mosca, com o seu cérebro diminuto, tem o sentido de tempo, a maioria dos animais pode tê-lo", diz Martin Heisenberg de Rudolf Virchow Centro na Alemanha.

Em estudos anteriores, os pesquisadores mostraram que os ratos e as abelhas pode associar uma recompensa - alimento ou um companheiro, por exemplo - com um determinado momento do dia. Para entender como essa memória para o tempo trabalha em novo estudo, Heisenberg e seus colegas tiveram a ideia de examinar a mosca da fruta.

Os pesquisadores treinaram moscas famintas para associar dois odores químicos diferentes com açúcares diferentes na parte da manhã ou da tarde por dois dias consecutivos. No terceiro dia, testaram a preferência das moscas por um perfume ou por outro.

Nos resultados ficaram evidentes que as moscas aprenderam a exibir a sua preferência por um determinado perfume dependendo da hora do dia. 

Moscas testadas na manhã preferiram o odor igual ao realizado durante o treino com sacarose na parte da manhã, enquanto que as moscas testadas no período da tarde preferiram o odor distinto da sacarose na parte da tarde. 

A sua capacidade de contar o tempo manteve-se, enquanto os dois eventos foram separados por pelo menos quatro horas.

Os pesquisadores descobriram que a capacidade de manutenção de tempo das moscas manteve-se tanto na escuridão constante e com um ciclo claro-escuro regular. 

Os resultados mostram que as moscas podem usar o tempo como uma pista adicional para encontrar o que é bom para comer. O próximo passo é o de explorar o mecanismo molecular subjacente para esta aprendizagem tempo através do odor em maior detalhe.

"Dada a formidável coleção de ferramentas genéticas para estudar o cérebro da mosca, esta conclusão hoje em dia pode ser alcançada", diz Heisenberg.


Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
                                                     Sergio Torres

Siga-me, inscreva-se, assine etc. clicando nas figuras abaixo:

                   (GRUPO: MATEMÁTICA E FÍSICA)
Contato direto com o professor (SKYPE - fisicaseculo21):                                                 

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres