(Reuters) - Uma nave espacial não-tripulada russa numa missão de reabastecimento falhou para a Estação Espacial Internacional e está se dirigindo de volta para a Terra mais rápido do que as previsões originais, com uma entrada ardente na atmosfera esperada no início na sexta-feira, a Força Aérea Americana de rastreamento analisou os dados.
A cápsula russa Progress, carregada com mais de três toneladas de alimentos, combustível e suprimentos, partiu a bordo de um foguete Soyuz do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão em 28 de abril.
Os controladores de voo perderam o contato com o cargueiro pouco depois que entrou em órbita, e radares de rastreio mais tarde mostraram que a cápsula estava caindo. A causa do acidente ainda está sob investigação.
Joint Operations Center Espacial da Força Aérea, que rastreia satélites e lixo em órbita da Terra, descobriu 44 pedaços de escombros perto do Progresso e do seu reforço descartado em estágio superior, uma possível indicação de que uma explosão ou outro problema ocorreu pouco antes ou durante a separação da nave espacial.
A agência espacial russa Roscosmos não quis comentar. Resultados da sua investigação preliminar são esperados para 13 de maio.
Não é possível elevar a sua altitude, a cápsula Progress está sendo puxada de volta para a Terra. Na quarta-feira, ele estava voando tão baixo quanto 107 milhas (173 km) acima do planeta, de acordo com o site de rastreamento via satélite n2yo.com.
-Contratante operado da Força Aérea Space-Track.org website mostra a cápsula numa trajetória de mergulho de volta a atmosfera da Terra em torno 05:00 EDT sexta-feira.
A cápsula e a carga são previstas para queimar na atmosfera, com todos os restos sobreviventes prováveis terá provável impacto no oceano.
"Apenas alguns pequenos pedaços de elementos estruturais poderão alcançar a superfície do planeta", disse a Roscosmos em comunicado.
O local exato onde Progress irá re-entrar na atmosfera ainda não é conhecido. A atmosfera da Terra, o que cria arrasto em um satélite, constantemente se expande e contrai devido à atividade solar e outros fatores.
Forte abraço,
Prof. Sérgio Torres
Dicas de Física e Super Interessantes
Sergio Torres
link para Grupo de Física
link para Dicas de Física e Super Interessantes
link para You Tube
link para APOSTILAS
link para FIQUE POR DENTRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante
Obrigado
Prof. Sérgio Torres